Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Puro-Sangue .
Puro-Sangue .

/ atendimento@aredacao.com.br

Puro-sangue

Seis curiosidades sobre o Jockey Club de São Paulo

Complexo passa por obras de restauro | 19.01.23 - 17:20  Seis curiosidades sobre o Jockey Club de São Paulo (FOTO: DIVULGAÇÃO/JCSP)
 
Pedro Peralta 
 
Goiânia - Corrida, arquitetura, gastronomia, arte e lazer. Ao longo das últimas décadas, o Jockey Club de São Paulo (JCSP) foi responsável por movimentar a cultura e a população de São Paulo.
 
Para relembrar um pouco dessa história rica em detalhes, preparamos uma lista com seis curiosidades sobre o complexo. Confira:
 
Café até nos gradis 
 

(Foto: Reprodução JCSP)
 
Todos os gradis presentes no JCSP foram desenhados pelo arquiteto Henri Sajous. As peças mais marcantes são as que possuem sua forma floral, inspiradas nas folhas de cafeeiro. Muitos sócios do Jockey Club fizeram sua fortuna plantando café e, devido à importância econômica do produto para todo o Estado de São Paulo, a planta foi homenageada servindo de inspiração nas esquadrias e gradis.
 
Cavalos a perder de vista 
 

(Foto: Reprodução JCSP)
 
Atualmente, o Jockey Club de São Paulo tem capacidade para abrigar até 1.400 animais da raça Puro-Sangue Inglês. Essa estrutura recebe todo sábado, a partir das 13h, os participantes de programas de corridas da Cidade Jardim. A quantidade varia conforme o calendário. A programação, normalmente formada por 10 páreos, é reforçada com a vinda de cavalos do Tarumã (PR), Gávea (RJ) e Cristal (RS).
 
Acidente de helicóptero 
 

(Foto: Juliana Cardilli/G1)
 
No dia 10 de fevereiro de 2010, um triste episódio. Por volta das 7h30, um helicóptero da Rede Record sofreu uma pane no sistema e caiu no JCSP. O piloto morreu na hora e o cinegrafista foi levado para o hospital com ferimentos graves. O helicóptero da Rede Globo registrou o momento da queda do Esquilo Águia Dourada. Um jardineiro do espaço chegou a presenciar o desastre, como relataram jornais à época. Ele batia o ponto quanto ouviu o barulho e viu o helicóptero rodopiar antes da queda. 
 
Tombamento 
 

(Foto: Divulgação / Elysium Sociedade Cultural)
 
O Jockey Club de São Paulo é um patrimônio tombado pela Secretaria de Estado da Cultura. A resolução é de 19 de novembro de 2010. O motivo de seu tombamento vem de sua importância histórica e cultural para São Paulo, desde seu surgimento até os dias atuais. O conjunto arquitetônico constitui parte integrante da paisagem da cidade, representando uma prática instrutiva da formação da elite paulistana, tanto na área esportiva quanto social. 
 
Segundo maior acervo de Brecheret
 

(Foto: Ayumi Ranzini/JCSP)
 
O JCSP tem o segundo maior acervo das obras do artista e escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret. As esculturas em alto relevo estão em diversas áreas do complexo arquitetônico, tanto na área interna dos salões e restaurantes, quanto estampando a fachada de alguns prédios e outras estruturas.  As obras carregam os traços dos estilos greco-romano e renascentista.
 
Restauro 
 

(Foto: Divulgação / Elysium Sociedade Cultural)
 
Histórico, o complexo em art déco do JCSP passa por um processo de restauro coordenado pela Elysium Sociedade Cultural. O minucioso trabalho tem como objetivo recuperar as características originais da estrutura, sem perder sua essência. As obras estão na fase de reforma do mobiliário.
  
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Puro-Sangue .
Puro-Sangue .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351