Pedro Peralta
Goiânia - Com o segundo maior acervo do renomado escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, o Jockey Club de São Paulo (JCSP) tem realizado um levantamento de cada peça assinada pelo artista no espaço. A iniciativa faz parte da obra de restauro realizada pela Elysium Sociedade Cultural, que está recuperando as características originais de um dos maiores complexos art déco do Brasil.
O levantamento em formato de ficha fotográfica é um documento importante para disponibilizar informações essenciais sobre as artes e o acervo do JCSP, além de ajudar em processos futuros do restauro. No arquivo, é possível consultar vários aspectos das peças, como o nome, tipo, localização, estado de conservação, dimensões, condição de segurança e também diferentes imagens.
Cavalo Cabelo Baixa (Foto: Ayumi Ranzini/JCSP)
Ao todo, 15 peças já foram catalogadas, entre painéis e esculturas feitos por Brecheret especificamente para o JCSP. As obras em alto relevo estão em bom estado de conservação. Além disso, todas tratam sobre a mesma temática: turfe, com os traços delicados e realistas do renascentismo.
Nascido na Itália, mas criado no Brasil, Brecheret foi um dos principais escultores no território nacional, com seu trabalho influenciado pela arte clássica greco-romana, mas dedicado à vanguarda modernista. No JCSP, as esculturas estão em diversas áreas do complexo arquitetônico, tanto na área interna dos salões e restaurantes, quanto estampando a fachada de alguns prédios e outras estruturas.