Pedro Peralta
Goiânia - O Jockey Club de São Paulo passa por um processo minucioso de restauro, organizado pela Elysium Sociedade Cultural, com o objetivo de recuperar as características originais tanto dos edifícios quanto dos bens integrados que estão em cada ambiente. Atualmente, a reforma está na fase do mobiliário.
Entre as peças do acervo já completamente restauradas estão as poltronas de palha. Ao todo, são seis cadeiras que foram confeccionadas no Liceu das Artes e Ofícios e possuem a logo do Jockey entalhada em seus encostos. Os itens são datados do ano de 1900 e foram desenhados exclusivamente para o espaço.
Cadeiras totalmente restauradas (Foto: Ayumi Ranzin/JCSP)
Devido ao uso e pelo passar do tempo, a estrutura de madeira ficou instável e a palha original também estava danificada. O processo de recuperação é extremamente delicado e o capricho em cada etapa é decisivo para o resultado, preservando a originalidade do móvel e devolvendo a sua funcionalidade.
No restauro, foi realizada a raspagem e o lixamento para retirar as sujeiras acumuladas ao longo dos anos. Além disso, os assentos foram substituídos por palha indiana. Os encaixes foram recuperados e toda a madeira lustrada.