Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Biblioteca Pio Vargas oferece rico acervo e espaço de estudo aos goianienses

Local fica no Centro Cultural Marietta Telles | 09.12.22 - 12:30
Biblioteca Pio Vargas oferece rico acervo e espaço de estudo aos goianienses Foto: Letícia Coqueiro/A Redação
Carolina Pessoni
 
Goiânia - A Praça Cívica, no Centro de Goiânia, oferece muito mais que apenas um espaço de contemplação na cidade. Além de seus monumentos, é possível encontrar nela locais importantes da cultura e da história da capital, como a Biblioteca Estadual Pio Vargas.
 
Localizada no Centro Cultural Marietta Telles Machado - um dos primeiros edifícios públicos de Goiânia - a biblioteca foi criada pela Lei n.º 6623, de 28 de junho de 1967. Durante o período de 1976 a outubro de 1985, ficou instalada na Av. Goiás, nº 346, nos 1º e 2º andares. 
 
De outubro de 1985 a 1989, funcionou na sobreloja do Edifício Parthenon Center, numa área de 1700 m². Por fim, em 1989 foi instalada definitivamente, onde funciona atualmente, no Centro Cultural Marietta Telles.
 
A gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult), Isadora Maria de Castro, explica que o acervo inicial da biblioteca foi formado por obras da extinta Biblioteca Pública, órgão do Departamento Estadual de Cultura, com um acervo de 2.800 livros. "A partir de 22 de abril de 1991, ela passou a ser conhecida por Biblioteca Estadual Escritor Pio Vargas", diz.
 
A biblioteca é a única pública em pleno funcionamento no Centro de Goiânia. "Em suas 82 estantes estão distribuídos cerca de 70 mil títulos. Entre eles, 160 mapas, 28 atlas, revistas e jornais que compõem a seção especial. No acervo podem ser encontrados dicionários, revistas, jornais diversos, coleções especiais, entre outros", destaca Isadora.
 

(Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
Faz parte ainda da Biblioteca Pio Vargas a Gibiteca Jorge Braga, com acervo de livros infantis e juvenis, gibis, mangás e HQs e espaço para crianças e adolescentes. "O local funciona como centro de informação e cultura e é aberto a toda a comunidade, contribuindo para a formação do hábito de leitura", reforça a gerente.
 
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com climatização nos pisos inferior e superior, quatro mesas para estudos em grupo (de até seis pessoas), sete baias para estudo individual e oito computadores no laboratório de informática. Além disso, há uma área de estudo no piso térreo para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência, com duas mesas para uso individual e uma coletiva que comporta até quatro pessoas. 
 
O local oferece poltronas almofadadas e um miniauditório com capacidade para 70 pessoas. A unidade também disponibiliza Wi-Fi para os estudantes que optarem por levar notebook ou tablet para o local de estudos.
 

(Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
O usuário tem acesso a todo o acervo disponível, mas o empréstimo está restrito às áreas de literatura, filosofia, política, sociologia, psicologia, religião, biografia e música. Para se beneficiar desses serviços, é preciso levar à seção de empréstimo comprovante de endereço e identidade para fazer o cadastro, o que dá direito de retirar três livros de cada vez. O prazo de devolução é de sete dias.
 
Quem foi Pio Vargas
Pio Vargas Abadio Rodrigues foi um poeta goiano, nascido na cidade de Iporá em 1964. Cursou apenas o primeiro grau, mas passou pela diretoria da União Brasileira de Escritores seção de Goiás, e pela assessoria geral da Secretaria de Cultura do Estado.
 
Idealizou as Edições Divagar e Sempre, de sentido marginal, que editou vários autores goianos. Promoveu recitais, festivais de música e semanas culturais pelo interior de Goiás. 
 
Escreveu Janelas do Espontâneo (1983), Anatomia do Gesto (1989), Os novelos do Acaso & o ofício de afagar efêmeros (1991). Morreu precocemente, aos 26 anos, em 1991.
 
 



Serviço
Biblioteca Pio Vargas
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado , Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro
Telefone: (62) 3201-4653 
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
E-mail: bibliotecapiovargas.cultura@goias.gov.br

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351