Pedro Peralta
Goiânia - Concreto armado, linhas retas e formas retangulares bem marcadas. Essas são apenas algumas características da art déco presente nos corredores do Jockey Club de São Paulo (JCSP). É o maior complexo arquitetônico nesse estilo no Brasil e um dos maiores do mundo.
A art déco é um estilo artístico europeu que surgiu nos anos 1920 e influenciou a arquitetura brasileira. As características mais marcantes estão ligadas ao uso de formas geométricas, ornamentos e designs abstratos em suas composições. Também sofreu certa influência do movimento cubista. O nome da técnica vem do francês arts décoratifs (artes decorativas).
O marco do surgimento da art déco foi a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris no ano de 1925. Cerca de 15 mil expositores de 15 países se reuniram no evento que mostrou ao mundo o novo estilo artístico que vinha fazendo sucesso entre a burguesia europeia.
No Jockey, o estilo pode ser notado em pinturas, esculturas, artes gráficas, móveis e até mesmo joias. Na arquitetura de edifícios, tem como característica o uso de cores neutras nas fachadas e simetria das obras.
Atualmente, o JCSP está passando por um processo de restauro, realizado pela Elysium Sociedade Cultural, com o objetivo de recuperar as características originais tanto dos edifícios quanto dos bens integrados que estão em cada ambiente.