Pedro Peralta
Goiânia - Uma obra de restauro é feita com base em muitos detalhes. Dessa forma, é necessário ser cauteloso em todas as etapas para manter a originalidade do espaço. Pensando nisso, o piso de mármore do Jockey Club de São Paulo (JCSP) passou por uma fase de teste para que os profissionais envolvidos pudessem entender como proceder com a revitalização.
Para que a restauração seja feita da melhor maneira possível, sem comprometer a integridade da peça, é fundamental que sejam realizados testes específicos. As principais avaliações são de textura, aderência, materiais e possíveis técnicas que são usadas na obra.
No JCSP, as provas foram realizadas nas arquibancadas e nos salões nobres, onde passaram por avaliações diferentes superfícies de mármore, buscando analisar o resultado obtido com a utilização de removedor de tintas e polimento com lixa diamantada (grãos 80, 100, 1500 e 3000).
Na foto a seguir, é possível observar as camadas de sujeira e desgastes que estavam cobrindo o brilho da peça:
O espaço é dono de um dos maiores complexos em art déco do mundo e está passando por um processo de restauro, realizado pela Elysium Sociedade Cultural, com o objetivo de recuperar as características originais.