Pedro Jacobson
São Paulo - O turfe é um esporte que atravessa gerações. As obras literárias sobre o tema evidenciam isso e comprovam como o esporte marcou diversas épocas. Essas obras não somente fazem esse registro, mas também reúnem anos de conhecimento sobre a modalidade em suas páginas.
Pensando nisso, a equipe da Elysium Sociedade Cultural, responsável pelas obras de restauro do Jockey Club de São Paulo, separou cinco obras literárias sobre turfe para a coluna desta semana:
Cavalos de Corrida: Uma Alegria Eterna — Sergio Barcellos
Uma coletânea dos melhores textos de Sergio Barcellos, publicados nos anos 80, para a revista ‘Turfe e Fomento’. O autor foi diretor e comissário de corridas do Jockey Clube Brasileiro. O conhecimento inestimável deste livro interessa não somente ao público geral, mas também a profissionais e criadores que querem expandir seus horizontes de informação. O design da obra, feito por Adriana Moreno, trouxe um caráter artístico único para o livro, incluindo fotos de cavalos campeões e momentos marcantes do esporte.
Na Pata do Cavalo: Um Estudo Etnográfico com Apostadores do Turfe em Agências Credenciadas do Jockey Club Brasileiro — Rômulo Labronici
A obra apresenta um estudo sociológico aprofundado que analisa as relações sociais em torno do turfe. Na obra, o autor observa a construção etnográfica do esporte a partir de uma pesquisa de campo. Dessa forma, o livro busca entender as apostas como mediadoras das relações sociais. Muito além do dinheiro, ele observa como conhecimento, prestígio e sorte são ferramentas na hora da aposta.
Cavalo de Guerra — Michael Morpurgo
Este é um clássico da literatura britânica. A história envolve Albert, um jovem inglês na época da primeira guerra, e Joey, um puro-sangue vendido pelo pai do jovem ao exército britânico. Na esperança de reencontrar o antigo companheiro, Albert se alista para servir na guerra. A trama narra uma emocionante saga de companheirismo entre homem e animal.
Trocas Macabras — Stephen King
Um exemplo um pouco diferente dos outros da lista, já que o turfe não é o tema principal, mas faz parte da história. Nessa obra, o excepcional Stephen King traz entre os personagens Dan “Buster” Keeton, um dos superintendentes da cidade de Castle Rock. Ao visitar a estranha loja ‘Artigos Indispensáveis’, Buster encontra um antigo tabuleiro que simula uma corrida de cavalos. Ao dar corda no tabuleiro, o cavalo vencedor tem o número correspondente ao verdadeiro campeão de sua próxima aposta. Trata-se de uma excelente narrativa de um dos maiores autores do nosso tempo.
O Homem que Ouve Cavalos — Monty Roberts
Para concluir nossa lista, temos um livro que busca entender o que os cavalos podem nos ensinar sobre as relações interpessoais. Monty Roberts possui anos de experiência com equinos, e relatou diversos elementos da relação dos animais entre si. Ele observa a construção de confiança, amizade e respeito entre os cavalos. A obra propõe um método de iniciação e treinamento de cavalos. Porém, também transcende o tema, trazendo lições de convivência aprendidas com eles.