A Redação
Goiânia - Os alunos do Ateliê de Artes e Ofícios do Jockey Club de São Paulo participaram de aulas sobre restauro em elementos metálicos. A oficina, que ocorreu nos dias 19 e 20 de abril, tratou de processos de limpeza e recuperação de detalhes de peças decorativas.
O professor Wagner Matias de Sousa, que ministrou as aulas, contou ao jornal A Redação um pouco do que foi passado aos alunos. “Começamos a aula esclarecendo o que são os metais. Em seguida, falamos das ligas metálicas”, disse. As aulas foram divididas em atividades teóricas e práticas, apresentando conceitos de restauração e abordando temas relacionados à rotina profissional, ensinando, por exemplo, como estabelecer o preço para um serviço de restauro de uma peça.
Nas aulas práticas, os alunos tiveram contato direto com objetos metálicos. “Levei comigo algumas peças, como torneiras e barras de metal, para usar como exemplo. Em um primeiro momento, ainda na mesa, todos pegaram as peças, sentiram o peso, o tipo de acabamento e falamos de alguns danos que elas apresentavam", afirmou Wagner Matias.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)
Após esse contato inicial com as peças, os alunos puderam praticar um pouco do ofício do restauro, como parte do aprendizado. "Logo depois partimos para a mão na massa. Nesse caso, utilizamos peças do acervo do Jockey Club. Fizemos a limpeza de alguns trechos de uma mesa de latão e também de uma arandela”, disse o professor.
Ateliê de Artes e Ofícios
A segunda edição do Ateliê de Artes e Ofícios, realizado e organizado pela Elysium Sociedade Cultural, oferta aulas de restauro em variadas peças e materiais aos alunos. Os participantes já participaram de oficinas de educação patrimonial, levantamento cadastral e de inteligência emocional.
Além das aulas, os alunos participam de atividades de imersão e conhecimento do Jockey Club. Entre elas, estão as visitas a diferentes locais do complexo, nas quais os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as baias dos cavalos, o hospital veterinário, a pista de corrida e tribunas, além de ver de perto processos de cuidados com os animais.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)