Taíssa Queiroz
Goiânia- Os alunos do Ateliê de Artes e Ofícios do Jockey Club de São Paulo, realizado e organizado pela Elysium Sociedade Cultural, visitaram o Museu do Ipiranga, no dia 17 de maio, em mais uma atividade do circuito cultural do curso. O objetivo da atividade é possibilitar que os jovens conheçam os espaços culturais e um pouco mais da própria cidade.
Divididos em duas turmas, matutina e vespertina, os alunos percorreram todas as alas do museu, conhecendo as edificações e as coleções. Durante o percurso foi solicitado que os alunos fizessem fotografias da arquitetura, mobiliário e objetos. Ao final, eles responderam a um pequeno questionário para fixação das discussões.
(Foto: Jessica Marques/ Felipe Pereira)
De acordo com a professora Jessica Marques, "a visita ao museu buscou incentivar o pensamento crítico acerca da importância do acesso às informações, para que o público pudesse se aproximar da obra de arte, além da familiarização com dispositivos culturais’’.
Segundo a coordenadora do curso, Anabella Borghi, a visita foi importante "para que os alunos pudessem conhecer o espaço e trazer um pouco da realidade do local para o curso’’. O Ateliê de Artes e Ofícios é composto de aulas práticas e teóricas ligadas a restauro, arte e arquitetura."Queremos ampliar a visão dos estudantes em relação aos espaços culturais’’, comentou.
(Foto: Jessica Marques/ Felipe Pereira)
Atualmente, o Jockey Club de São Paulo passa por um processo de restauro, realizado pela Elysium Sociedade Cultural. O objetivo da obra é recuperar o aspecto original do edifício histórico.
Circuito Cultural
É um circuito de visitação com os alunos em vários pontos culturais, conhecendo histórias e adquirindo experiencias, em especial em museus e centros culturais. A primeira visita foi no Instituto Moreira Salles, seguido pelo Museu do Ipiranga. Os próximos passeios serão na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2/6), no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo (22/6) e no Museu das Favelas em São Paulo (29/6).