A Redação
Goiânia - O Jockey Club de São Paulo é um lugar repleto de arte e história. Com grande acervo cultural e arquitetônico, o local, que passa por processo de restauração realizado pela Elysium Sociedade Cultural, guarda preciosidades, como obras do escultor Victor Brecheret, uma fábrica de tijolos própria e peças em referência a períodos históricos.
Confira algumas curiosidades sobre o Jockey Club de São Paulo.
Tijolos próprios
Os tijolos do Jockey foram feitos no próprio canteiro de obras, numa olaria especialmente construída para esse fim. Quando o Jockey Club de São Paulo começou a construir sua nova sede às margens do Pinheiros não havia fornecedores por perto. Por esse motivo, a maioria dos materiais foram feitos ou finalizados no Jockey.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)
Referência histórica
Os edifícios possuem esquadrias e gradis exclusivos, desenhados a partir da geometrização da folha do cafeeiro, já que no século XX o café era a principal base econômica de São Paulo.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)
Saúde dos animais
No Jockey Club há um Hospital Veterinário especializado em equinos. O hospital atende também animais de fora do complexo. Trata-se de um dos mais antigos do tipo no Brasil e mais renomado, responsável por cuidar diariamente dos animais e garantir melhor qualidade de vida a eles.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)
Animais marinhos no Jockey?
Em alguns mármores italianos da Tribuna Social é possível encontrar fósseis marinhos de moluscos e crustáceos. São animais que existiram há milhões de anos e ficaram preservados em pedra.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)
Modernismo
Um dos mais importantes artistas do século XX, o escultor Victor Brecheret fez mais de 20 obras que ornam os prédios do Jockey Club de São Paulo. As obras de arte estão integradas aos edifícios e foram concebidas de acordo com os locais onde são alocadas.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)
Art déco
Os elementos escultóricos do Art Déco tinham função decorativa e eram concebidos para ornamentar edifícios, locais públicos e salões privados. Esses elementos são muitas vezes figurativos, geralmente de figuras heróicas ou alegóricas relacionadas ao propósito do edifício.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)