Taíssa Queiroz
Goiânia- No próximo sábado (9/9) será comemorado o Dia do Médico Veterinário. Para marcar a data, o jornal A Redação conversou com o veterinário Antonio Carlos Bolino, chefe do departamento de assistência veterinária do Jockey Club de São Paulo, para falar um pouco sobre a importância deste profissional no cuidado com a saúde dos animais de competição.
No Jockey Club, o veterinário tem papel fundamental para que os animais tenham condições clínicas e físicas para a realização das competições. Segundo Bolino, o médico veterinário é o responsável por todo o cuidado com os cavalos. ‘’Sem a veterinária no Jockey, não haveria corridas, pois são eles que zelam pela saúde dos animais’’, afirmou.
Leia mais:
Visitação ao Jockey Club de São Paulo é gratuita
Hospital Veterinário
Bolino atua no Hospital Veterinário do Jockey Club, que é o lugar onde os animais recebem todos os cuidados e preparação antes das competições. Ele também foi um dos primeiros centros cirúrgicos a ser inaugvurado no estado de São Paulo.
‘’Não podemos mandar para uma competição um animal que tenha algum problema de locomoção ou que não consiga render aquilo que é capaz. Ou pior ainda, podendo causar algum acidente, cair e ter lesões graves’’, completou Bolino.
Segundo Bolino, o departamento de assistência veterinária do Jockey Club de São Paulo é referência nacional e internacional em vagas de estágio. Muitas pessoas do Brasil e de outros países, como Portugal, procuram o hospital para estagiar. A vaga tem duração de um ano e o departamento recebe sempre quatro recém formados para fazer uma extensão do que eles aprenderam durante a faculdade.
Atualmente, o Jockey Club de São Paulo passa por processo de restauro, realizados pela Elysium Sociedade Cultural.