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Rodrigo  Hirose
Rodrigo Hirose

Jornalista com especialização em Comunicação e Multimídia / rodrigohirose@gmail.com

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Homens e mulheres: diferentes até no Twitter

| 17.10.12 - 16:47

Goiânia - Na segunda metade da década de 1990, um pequeno livro fez sucesso estrondoso ao coletar estudos científicos (ou supostamente científicos) que comprovavam o que já sabíamos desde quando vivíamos nas cavernas: que homens e mulheres são, sim, seres de planetas diferentes e que, eventualmente, se encontram para se divertir ou para as famosas DRs.

“Homens são de Marte; Mulheres são de Vênus” liderou várias listas de mais vendidos ao relatar de forma bem humorada que os gêneros são diferentes em quase tudo, desde a habilidade para dirigir até a capacidade de encontrar o que se procura dentro da geladeira.

Como se alguém ainda tivesse alguma dúvida, as mídias sociais estão aí para acrescentar mais dados que comprovam a tese. A empresa de monitoramento de tecnologia Beevolve acaba de publicar o maior estudo sobre o comportamento dos usuários do Twitter em todo o mundo. Intitulado “An Exhaustive Study of Twitter Users Across the World”, o trabalho, que avaliou mais de 36 milhões de perfis do microblog, conclui que, também neste campo, homens e mulheres vivem em planetas diferentes.

Em relação ao número de usuários, as mulheres são maioria no Twitter, com 53% dos perfis ativos mundialmente (curiosamente, no Brasil essa proporção se inverte). Elas também são mais cuidadosas com seus dados: entre os usuários que utilizam alguma proteção aos dados pessoais, 63% são do sexo feminino. As mulheres tuítam mais (o que não chega a ser uma surpresa, hehehe), com uma média de 610 postagens, contra 567 dos homens.

O público feminino é grande maioria em temas como família e moda; o público masculino domina as discussões sobre tecnologia e esportes – não é à toa que expressões como “chuupa curíntia” ou similares tomam conta do microblog.

Alguns detalhes mais sutis não passaram em branco pela Beevolve. “Marcianos” e “venusianas” não compartilham nem mesmo a paleta de cores: o background dos perfis femininos tende a tonalidades como o lilás e o cor-de-rosa; já nos masculinos predominam o cinza e o preto.

Várias outras curiosidades foram levantadas pelo estudo. Por exemplo, 73% dos usuários do Twitter no mundo têm entre 15 e 25 anos de idade; 81% deles têm até 50 seguidores e somente pouco mais de 4% conseguem mais de 500 (um Luciano Huck é exceção da exceção); 74% seguem até 50 pessoas e 25% dos usuários nunca publicaram nada.

Em relação aos meios utilizados para acessar o Twitter, o IOS, sistema operacional da Apple, leva grande vantagem: 68,9% dos acessos feitos por smartphones ou tablets são por meio de iPhones ou iPads e apenas 31% se originam de dispositivos com Android. Apesar do sucesso de soluções como o Tweet Deck, o aplicativo próprio do Twitter segue sendo o mais utilizado, com 77,3% da preferência.

O Beevolve apurou, também, a penetração do Twitter nos países, com resultados que diferem um pouco dos produzidos por outras empresas. Segundo este levantamento, os Estados Unidos têm 50% dos usuários e o Brasil aparece em quarto lugar, com 3,4% - há estudos que colocam o Brasil em segundo lugar no ranking do Twitter. Por fim, a análise das 36 milhões de contas revelou que a palavra mais utilizada na descrição dos perfis dos usuários é amor.

Afinal, até no Twitter o amor é lindo!

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