Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Puro-Sangue .
Puro-Sangue .

/ atendimento@aredacao.com.br

PURO-SANGUE

Jockey Club de São Paulo possui segundo maior acervo de obras de Brecheret

Nascimento do escultor é comemorado em 15/12 | 14.12.23 - 15:25 Jockey Club de São Paulo possui segundo maior acervo de obras de Brecheret BRECHERET E ALTO-RELEVO DO JOCKEY DE SP (FOTO: LIVRO SANDRA BRECHERET)
Taíssa Queiroz

São Paulo - 
Nesta quinta-feira (15/12), comemora-se o nascimento de um dos maiores escultores brasileiros, Victor Brecheret. Nascido na Itália em 15 de dezembro de 1894, Victor foi criado no Brasil. Mesmo rodeado pela arte greco-romana, ele se dedicou à arte modernista, deixando várias peças, muitas delas no Jockey Club de São Paulo.

Fauna e flora foram alguns dos temas mais presentes nas obras de Brecheret, também com muito destaque aos cavalos. As esculturas eram feitas em mármore travertino e e argamassa, algumas podendo ser revestidas de douramento.
 

Obras de Brecheret no JCSP (Foto: Divulgação JCSP)
 
O Jockey Club possui o segundo maior acervo de obras do escultor. Com mais de 30 esculturas. A maioor coleção pertence À Prefeitura de São Paulo, segundo a Fundação Escultor Victor Brecheret. As esculturas podem ser encontradas em painéis ou nas próprias paredes. As obras de arte podem ser encontradas em salões, restaurantes ou nas fachadas de prédios pelo País. O fato do Jockey possuir obras de um escultor tão importante quanto Brecheret, o torna mais atrativo e valioso. 
 
Atualmente o Jockey Club de São Paulo passa por um processo de restauro realizado pela Elysium Sociedade Cultural. Durante este trabalho, o JCSP realizou um levantamento de cada peça assinada pelo artista no espaço. Todas possuem a mesma temática: turfe, com os traços delicados e realistas do renascentismo. 

As esculturas do ítalo-brasileiro no clube, como as incorporadas aos prédios da arquibancada social e do antigo vestuário de jockeys, são tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). 
 
Leia mais:
Perspectivas sobre o restauro do Jockey Club de São Paulo


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Puro-Sangue .
Puro-Sangue .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351