Taíssa Queiroz
São Paulo - Ateliê, obras de restauro e finalização de projetos marcaram o ano de 2023 no Jockey Club de São Paulo. As ações foram realizadas pela Elysium Sociedade Cultural, que possui, há seis anos, parceria com o JCSP.
Confira aqui uma retrospectiva dessa parceria:
2018
O ano de 2018 foi o ano em que o Jockey Club de São Paulo e a Elysium Sociedade Cultural firmaram parceria.
2019
Aprovação de projeto nos órgãos de tombamento para que o Jockey Club fosse mantido intacto, assim como suas obras e monumentos. Elaboração de projetos do Passadiço do JCSP.
2020
Início das obras do Passadiço. As esquadrias foram trocadas, a cobertura e o sistema pluvial foram reformados. Local recebeu impermeabilização e limpeza. O restauro foi concluído em dois anos, ficando pronto em junho de 2022. Neste ano, também foram elaborados os projetos para as obras dos salões nobres.
(FOTO: DIVULGAÇÃO)
2021
Foram elaborados os projetos para restauro do mobiliário. Foi neste ano, também que o jornal A Redação iniciou a publicação da coluna Puro-Sangue.
2022
Início das obras nos salões nobres e início do restauro do mobiliário. Cadeiras, poltronas, lustres, pórtico e passadiço passaram por processo de restauro. O piso do terraço da arquibancada e esquadrias também foram restaurados.
(Foto: Reprodução/Instagram)
Foi realizado o 1° Ateliê de Artes e Ofícios. O Jockey Club de São Paulo abriu suas portas para que os jovens pudessem aprender e se aprofundar mais nos processos de restauro. Durante esse processo, os alunos passaram por várias oficinas, onde puderam participar de processos de restauros e aprender na prática. Em dezembro ouve a formatura da primeira turma do Ateliê.
(FOTO: ELYSIUM SOCIEDADE CULTURAL)
2023
Finalização dos salões nobres e início das obras na cobertura. Início das obras da Tribuna Especial I e elaboração de projetos para todo o edifício da Tribuna Social. A ação tem como objetivo devolver a autenticidade do prédio.
(FOTO: ELYSIUM SOCIEDADE CULTURAL)
2° Ateliê de Artes e Ofícios. Neste ano os alunos participaram de várias aulas fora do Jockey. Os jovens visitaram o Museu do Ipiranga e a Pinacoteca de São Paulo, além das disciplinas de restauro no próprio Jockey. A segunda turma se formou em julho do mesmo ano.
(FOTO: PROFESSORES JESSICA MARQUES/ FELIPE PEREIRA)