A Redação
São Paulo - 2023 foi um ano de muitos avanços no restauro do Jockey Club de São Paulo. O trabalho é conduzido pela Elysium Sociedade Cultural. Confira algumas das obras realizadas no local:
Filetes de latão
Filetes de latão de alguns dos rodapés de salas do Jockey Club de São Paulo receberam um tratamento especial em 2023. Durante o minucioso processo de restauro, a equipe especializada executou a delicada remoção e catalogação de todas as mais de 200 peças do conjunto. Em seguida, o material passou por processos de limpeza e envernizamento.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)
Piso do restaurante do Salão Nobre
O piso do Salão Nobre teve a aparência dos tempos áureos devolvida em 2023. O local passou por um cuidadoso e detalhado serviço de restauro, incluindo limpeza, substituição de peças danificadas, calafetação, lixamento e envernizamento.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)
Leia mais:
Confira algumas ações da Elysium Cultural no Jockey Club de São Paulo
Forro do Salão Nobre
Com o objetivo de recuperar o aspecto original do ambiente, o forro do salão nobre também recebeu uma atenção especial da equipe de restauro do Jockey Club de São Paulo. O local, que apresentava manchas, partes sem pintura e lacunas, passou por processos de recomposição de espaços sem peças, lixamento e pintura.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)
Pintura do Salão Nobre
Ainda no Salão Nobre, a pintura da sala foi recuperada e voltou a encher os olhos de quem visita. Foram realizados testes comparativos para que fossem determinadas as cores mais próximas das que foram originalmente utilizadas.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)
Pisos de mármore
Entre as peças que mais chamam a atenção no Jockey Club de São Paulo, o mármore de Carrara utilizado no local também foi restaurado em 2023. Para identificar os danos no material, foi realizada uma limpeza que revelou as imperfeições causadas pelo tempo. As correções são feitas com resinas na cor dos padrões da pedra.
(Foto: Elysium Sociedade Cultural)