A Redação
São Paulo - Os cavalos são os protagonistas de uma das principais atrações do Jockey Club de São Paulo: as corridas. A escolha e o cuidado com estes animais são essenciais para a prática. Algumas raças se adaptam melhor que outras. Os cavalos puro sangue inglês, por exemplo, possuem corpo alto e atlético, se destacando nas corridas.
O quarto de milha embora mais atarracado e curto, é capaz de parar com mais facilidade e fazer curvas mais fechadas. A terceira raça é o árabe. São muito resistentes e valorizados por sua velocidade. Por fim, há o Standardbred, cavalos que são muito bons no trote.
Cuidados
Os protagonistas do Jockey Club devem ser bem cuidados e vigiados. Entre às 4h30 e 6h30 são realizados todos os processos de higiene diários, assim como a reposição de água e comida.
Os cavalos são escolhidos para correr desde seu primeiro ano de vida. Muitas acham que apenas o físico do animal determina se o cavalo é apto ou não para participar das competições, porém, a genética e a criação são tópicos importantes a serem observados antes da tomada de decisão. O filhote passa por vários exames como raio x, endoscopias e testes locomotores.
O pré e pós competição também são de extrema importância. Entre os cuidados estão a manutenção do hemograma, hidratação, manutenção das articulações, sistema respiratório, tecidos ósseo e muscular sadios, além de cuidados com casco. Outro ponto importante é que cada cavalo tem a sua própria dieta, dependendo da sua necessidade. Por fim, a carreira de um cavalo dura enquanto ele conseguir manter uma boa performance.
Além dos cavalos e das corridas, o Jockey Club de São Paulo passa por processos de restauro realizados pela Elysium Sociedade Cultural.