Taíssa Queiroz
São Paulo - O Jockey Club de São Paulo (JCSP), além de possuir rica arquitetura e grande acervo artístico, guarda histórias que antecedem a proclamação da República. Para ressaltar a importância deste patrimônio cultural, o jornal A Redação reuniu 5 curiosidades sobre Jockey Club. Confira:
1- Arquitetura
(Foto: Acervo Elysium)
O Jockey Club de São Paulo foi projetado por Henri Sajous para que, ao mesmo tempo que o espaço pudesse receber um grande número de pessoas, também tivesse espaço para os cavalos. Se olharmos de cima para baixo, o tatersal do Jockey Club de São Paulo, espaço tombado pelo Patrimônio Histórico, tem o formato de uma ferradura.
2- Tombamento
(Foto: Divulgação / Elysium Sociedade Cultural)
O JCSP é um patrimônio tombado desde 19 de novembro de 2010. A Secretaria de Estado da Cultura resolveu tombar o espaço pela sua extrema importância para a cultura e história da cidade de São Paulo e do Brasil.
3- Processos de restauro
Obras de restauro no JCSP (Foto: Wolney Unes/Elysium Sociedade Cultural)
Realizados pela Elysium Sociedade Cultural, o Jockey Club de São Paulo passa por vários processos de restauro. Salões, prédios de tribunas, peças históricas, pisos, entre outros já foram restaurados desde o início da parceria.
4- Corridas de Cavalos
(Foto: Reprodução JCSP)
O Jockey Club de São Paulo atrai várias pessoas pelas suas corridas de cavalos. Além disso, a população também pode apostar em seus cavalos preferidos antes das partidas começarem. Para ficar por dentro dos dias das corridas, basta acessar o
site do Jockey Club de São Paulo.
5- Ateliê de Artes e Ofícios
ALUNOS DO ATELIÊ DE ARTES E OFÍCIOS DO JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO VISITAM A PINACOTECA (FOTO: ELYSIUM SOCIEDADE CULTURAL)
O JCSP também já realizou, juntamente com a Elysium Sociedade Cultural, dois Ateliês de Artes e Ofícios. Durante as aulas, jovens aprender como são os processos de restauro e participar de oficinas e passeios culturais.