Ludymila Siqueira
Goiânia - Mesmo com recuo do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), em relação à pré-candidatura a prefeito de Goiânia, o empresário Jânio Darrot (MDB), ex-prefeito de Trindade, aguarda uma nova conversa com o governador Ronaldo Caiado (UB) para decidir se irá entrar na disputa pelo Executivo municipal em Goiânia no pleito que se aproxima. Jânio é o nome que tem ventilado com mais força para ganhar o apoio de Caiado nas eleições na capital, mas se mantém cauteloso quando fala sobre o assunto, pelo menos por enquanto.
Jânio não quis comentar a desistência de Bruno Peixoto e afirmou à reportagem do jornal A Redação que vai aguardar o retorno de Caiado, internado em São Paulo após cirurgia na próstata, para comandar o processo de definição na base do governo.
Sondagens
As sondagens teriam começado em outubro do ano passado, quando o nome do empresário surgiu em meio às expectativas de que o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Bruno Peixoto (UB), fosse ser o escolhido para a chapa. O fato de ser do mesmo partido de Daniel Vilela, vice-governador do Estado, teria garantido mais força ao ex-prefeito de Trindade.
À época, Darrot disse em entrevista ao A Redação que teria interesse e experiência para disputar o pleito. Além disso, revelou que foi convidado por Caiado para uma conversa no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. “O governador me chamou no Palácio e me disse que as pesquisas indicavam que o goianiense busca um candidato com perfil de gestor público e privado”, afirmou. “Tenho interesse, tenho experiência na política, na administração pública em gestão privada", completou, na ocasião, ao informar que também conversou por telefone com o vice-governador Daniel Vilela (MDB).
"Eu não estava focado na eleição em Goiânia até então, mas disse ao governador que estou pronto: é uma honra ser lembrado e me sinto preparado, se tiver seu apoio. Me coloquei à disposição, estou pronto para começar a trabalhar", disse o empresário. "É uma candidatura que vem dentro de uma composição político-partidária forte", completou, à época.
Recuo de Bruno Peixoto
Bruno Peixoto (UB) não deve mesmo disputar a Prefeitura de Goiânia em 2024. O nome do parlamentar foi ventilado algumas vezes como possível quadro que teria apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) no pleito, mas as articulações não teriam avançado, principalmente quando o nome de Jânio Darrot entrou no debate. Com isso, mesmo já tendo manifestado vontade de disputar o Executivo municipal, Bruno Peixoto deve se dedicar a uma campanha para deputado federal em 2026.
Pessoas ligadas ao presidente da Alego afirmam que no projeto do parlamentar está uma série de agendas no interior do Estado nos próximos meses. A ideia é ir preparando o terreno para buscar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Articulações de Caiado
Apesar de nomes da base estarem se movimentando de forma intensa desde o ano passado, o governador Ronaldo Caiado já afirmou que as articulações para definição de nomes nos principais colégios eleitorais devem ser intensificadas a partir de fevereiro.
No início do mês, em evento de filiação do partido União Brasil em Goiás, que tem Caiado como presidente, o governador disse que Goiânia é uma cidade importante nesse processo, chegando a afirmar que, até então, nenhum governador "fez prefeitos na capital".
Leia mais:
Leonardo Rizzo: "Caiado seria um ótimo candidato à Presidência"