Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Fabrícia  Hamu
Fabrícia Hamu

Jornalista formada pela UFG e mestre em Relações Internacionais pela Université de Liège (Bélgica) / fabriciahamu@hotmail.com

Inspiração

Uma verdade inconveniente

| 19.11.12 - 10:27

Goiânia - O brutal assassinato do ativista gay goiano Lucas Fortuna, morto a facadas neste final de semana em Pernambuco, tem todos os indícios de um crime homofóbico. A vítima, encontrada entre as praias de Gaibu e Cabo de Santo Agostinho, apresentava várias marcas de violência no corpo e não teve nenhum de seus pertences roubados.
 
Com 28 anos de idade, Lucas formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e destacou-se por sua luta contra o preconceito aos homossexuais. Gay assumido, foi o fundador do Grupo Colcha de Retalhos da UFG, diretor das ONGs ADGLT e AGLT e defensor incansável do PLC-122, projeto em tramitação no Congresso que criminaliza a homofobia.
 
A morte do jovem serve como reflexão para uma sociedade que acolhe e protege os heterossexuais homofóbicos. É o comportamento doente de um grupo de pessoas ditas normais e morais que crimes como este evidenciam, não o “problema” de uma orientação sexual voltada para pessoas do mesmo gênero.
  
A questão dos homofóbicos não é que eles não sabem lidar com a diversidade do mundo: não sabem lidar com a diversidade de medos e dúvidas de si próprios. Estudos sobre a causa da homofobia apontam que os homossexuais colocariam em xeque as certezas e angústias de muita gente, que não aceita a própria fragilidade.
 
Uma das causas de tanta raiva dos homossexuais seria um comportamento defensivo da própria sexualidade. A pessoa não tem certeza se é heterossexual, mas não quer encarar isso. Ao se ver diante de alguém que assume o fato, se sente desconfortável e passa a defender cegamente sua orientação sexual para se afirmar. 
 
Outra razão apontada é o fato de os homossexuais questionarem a moral e os “bons costumes” vigentes. Interessar-se por alguém do mesmo sexo seria “imoral”. Mas o homofóbico que luta pela moralidade não deixa de entrar em conflito, pois o que seria mais imoral e socialmente inaceitável: ser gay ou espancar até a morte quem é? 
 
Há também a questão religiosa. Ser homossexual é considerado um pecado grave em vários cultos e seitas. Novamente, não se foge do conflito: assediar moralmente e espancar um gay até a morte em nome de Deus ou seguir os ensinamentos de “não julgueis para não serdes julgados” e “amai o próximo como a ti mesmo”?
 
Outra razão para a homofobia seria o fato de o gay evidenciar qualidades femininas que a sociedade machista tende a menosprezar, como a capacidade de conciliação e a doçura. Manifestas em um homem, elas subvertem a ideia de que eles seriam durões e frios e de que mulheres são seres chorosos e sentimentais. 
 
Como se vê, um gay assumido incomoda muita gente, porque desperta temores e conflitos profundos e dolorosos. Os mal-resolvidos, os inseguros, que para conseguirem sobreviver usam de um reducionismo existencial e dividem o mundo em bem e mal, certo e errado, entram em curto-circuito diante de um homossexual. 
 
Ao chamarem os gays de aberrações e doentes, os homofóbicos denominam-se a si mesmos. A raiva que expressam é fruto da constatação de suas próprias fragilidades e incertezas. Alargar horizontes é complicado, crescer dói. Viver baseado em crenças e dogmas é mais seguro, mais cômodo. 
 
Um gay assumido não é aquela caricatura afeminada e escandalosa que os homofóbicos pintam. É alguém que decidiu expor publicamente o que há de mais íntimo na vida de um ser humano – sua orientação sexual – para permitir às outras pessoas o direito de fazerem o que quiserem da própria sexualidade. 
 
Não é divertido ser gay assumido. É doloroso, exige coragem e determinação extremas. Além disso, exige de quem cerca esse homossexual uma mudança de comportamento. É que não dá mais para ser hipócrita, para fingir que o mundo se divide em preto e branco e não num arco-íris de cores.
 
Mas nossa sociedade precisa da hipocrisia. Ela necessita de padrões e estereótipos que mantenham o “mundo em ordem”, ainda que saiba que eles sejam falsos e não nos tornem mais felizes. Um gay assumido é um tapa na nossa cara hipócrita e infantil. Ele exige que encaremos a verdade inconveniente de que nossas crenças e desejos não governam o universo. 
 
Olho para os gays mortos e violentados e tenho vergonha de muitos ditos heterossexuais que circulam por aí. Eles refletem o desespero e a crueldade que tomam conta dos inseguros e frustrados. Os homossexuais nos deram espelhos e, como dizia Renato Russo, “vimos um mundo doente”. Uma imagem que causa tanta perplexidade, que tentei chorar e não consegui.  

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 23.11.2012 13:25 Renato

    Até entendo que, nos dias atuais, temos que lidar com mudanças da sociedade, como o homossexualismo. Porém lembro que a mortes e mais mortes que ocorrem, independente das razões, precisam de justiça. Não quero justiça por ele ser Homossexual, mais por terem tirado a sua vida, assim como muitos outros. Outro ponto, tenho a minha opinião a respeito, assim como tenho sobre religião e futebol, e ninguém tem o direto de calar-me, coisa que os movimentos GLS tem feito pelo brasil a fora.

  • 19.11.2012 11:51 Deivid Amorim

    Parabéns por expor de forma tão clara e objetiva um assunto tão duro, difícil e necessário.Fazer com que o mesmo seja lido pelo maior número de pessoas é o próximo passo - e eu o farei.

  • 19.11.2012 11:36 Cejana

    Triste realidade, grande texto, Fabrícia. Como sempre exata, rasgando temas que incomodam a sociedade como uma faca afiada, as palavras abrem velhas feridas, sangram, tiram o veneno, aliviam, curam. Suas palavras também curam. Parabéns!

  • 19.11.2012 11:04 Christianne de Almeida Felipe

    Parabéns, Fabrícia Hamu! Suas palavras coerentes revelam o quão difícil é para o ser humano lidar com as diferenças. Concordo, elogio e "assino em baixo", não apenas porque seu texto expressa tudo aquilo que penso sobre o assunto, mas porque retrata com clareza o momento que vivemos.

  • 19.11.2012 10:56 Camila Taddeo

    Como eu já disse em outro texto -Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. Suas palavras emocionam, parabéns!

Sobre o Colunista

Fabrícia  Hamu
Fabrícia Hamu

Jornalista formada pela UFG e mestre em Relações Internacionais pela Université de Liège (Bélgica) / fabriciahamu@hotmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas