A Redação
São Paulo - Os alunos do Ateliê de Artes e Ofícios do Jockey Club de São Paulo participaram de algumas visitas a museus para aprofundarem seus estudos sobre o restauro e conhecer importantes centros culturais da cidade. A atividade, realizada pela Elysium Sociedade Cultural, integra o calendário do Circuito Cultural. Entre as visitas estão a Pinacoteca de São Paulo, Museu das Favelas e Museu do Ipiranga.
Segundo a coordenadora do curso, Anabella Borghi, as visitas foram importantes "para que os alunos pudessem conhecer os espaços e trazer um pouco da realidade do local para o curso’’. O Ateliê de Artes e Ofícios é composto de aulas práticas e teóricas ligadas a restauro, arte e arquitetura."Queremos ampliar a visão dos estudantes em relação aos espaços culturais’’, comentou.
De acordo com a professora Jessica Marques, "as visitas aos museus buscaram incentivar o pensamento crítico acerca da importância do acesso às informações, para que o público pudesse se aproximar da obra de arte, além da familiarização com dispositivos culturais’’.
Para a coordenadora do Ateliê o circuito democratiza o acesso dos estudantes à arte. “Entendemos que são espaços que normalmente eles não conhecem ou não iriam conhecer. Então propomos as visitações para que eles possam conhecer e valorizar”, pontua. “Esses lugares cobram ingressos e, às vezes, é difícil para a pessoa se deslocar até eles”, completa Anabella, destacando que a Elysium viabilizou junto à Pinacoteca a gratuidade dos ingressos para os alunos do ateliê.