Garotas, me respondam, seus lindos também são apaixonados por funghi? Me parece que o tal cogumelo é unanimidade entre os rapazes e na minha casa é óbvio que o marido adoora!
Ele passou uns dias viajando e quando voltou preparei um jantarzinho bem delícia para ele se sentir em casa. Eu não tinha nenhuma receita guardada, então resolvi juntar tudo que eu sei que ele gosta e olha só o que deu: fettucine com shitake, funghi, shoyu e vinho tinto!

Já vi muita gente preparando funghi com vinho branco mas, sei lá, quis tentar algo diferente, fui de vinho tinto mesmo e acabou funcionando demais!
Ingredientes para 2:
-
250g de fettuccine (se não tiver, pode ser qualquer massa longa)
-
4 cogumelos shitake frescos
-
30g de funghi seco
-
1 colher (sopa) de manteiga
-
1 colher (sopa) de azeite
-
1 cebola roxa grande
-
1 dente de alho
-
1/2 colher de farinha de trigo
-
2 colheres de shoyu
-
3/4 de xícara (chá) de vinho tinto
-
1 pimenta de cheiro pequena
-
4 colheres de creme de leite (pode ser o fresco ou o de latinha)
-
sal e pimenta preta a gosto

A primeira coisa a fazer é levar o funghi para ferver com 2 xícaras (chá) de água por 10 minutos. Em seguida desligue o fogo e deixe descansar.
Coloque a água do macarrão para ferver. Enquanto isso pique o alho e a pimenta em fatias bem fininhas. Já a cebola tem um truque na hora de cortar. A idéia é ter tiras compridas e nem sempre a gente acha uma cebola enorme para ter esse efeito. Posicione a faca na cebola conforme a foto abaixo e faça um corte até embaixo. Assim quando a cebola começar a fritar e ficar macia essas rodelas vão se abrir e virar tiras... Espaguete de cebola, yeah!

Depois que tiver feito esse pequeno corte, basta fatiar em rodelas de meio centímetro mais ou menos. Não é para ficar muito fina para não derreter durante o preparo do molho.
Lave o shitake em água corrente e depois corte em fatias de 1 centímetro mais ou menos. Retire o funghi hidratado da água. Se preferir pode cortar em tiras menores.
Pegue 1 xícara (chá) da água usada para hidratar e coe em um filtro de papel daqueles de fazer café. A gente faz isso para não sobrar aquele pozinho que sai do funghi.
A água já deve estar fervendo, então coloque uma colher (sopa) de sal e uma colher (sopa) de óleo e leve a massa para cozinhar pelo tempo que indicar a embalagem. Lembre-se de verificar um pouco antes do tempo previsto para a massa não passar do ponto. Ela deve ficar al dente.

Em uma frigideira em fogo alto, coloque a manteiga e o azeite para esquentar. Quando a manteiga derreter coloque a cebola, o alho e a pimenta de cheiro. Deixe fritar até a cebola começar a ficar transparente.
Acrescente o funghi, o shitake, 3 colheres da água do funghi e o shoyu e vá mexendo até começar a fritar. O shitake tem que ficar marronzinho. Em um potinho misture o vinho e a farinha de trigo. Em seguida coloque na frigideira e deixe cozinhar até ficar cremoso. Prove e, se preciso, acrescente um pouco de sal e pimenta preta.
Acrescente o creme de leite e mexa bem. Se estiver usando creme de leite de latinha desligue o fogo. Se estiver usando o creme de leite fresco deixe ferver por uns 2 minutinhos. Eu usei o fresco que tinha em casa, mas não vai alterar o sabor se você usar o outro.
Escorra o macarrão e misture o molho de cogumelos! Prontinho para conquistar pela boca!

Você encontra mais receitas como essa no blog Eu Sei Fazer Biscoito.