Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Colocar Guarda Municipal armada é solução?

| 15.05.13 - 15:36

Está aquecido o debate sobre a possibilidade de conceder o direito de porte de armas de fogo para a Guarda Municipal de Goiânia. O Executivo entrou em campo e mostra interesse nessa mudança. A proposta já foi aprovada em primeira votação na Câmara Municipal e deve ser submetida ao segundo pleito ainda essa semana. Parece que a sociedade está meio alheia ao tema, não se preocupando muito com o caminho que estamos pegando. Deixo minha pergunta: será que é realmente necessário concedermos armas de fogo à Guarda Municipal?

Como princípio de vida maior, almejo que nossa polícia atinja um padrão inglês. Ou seja, que trabalhe desarmada nas rondas rotineiras e que não seja preciso armas para garantir a tranquilidade da sociedade e do próprio trabalhador da segurança pública. 

Na Inglaterra, somente 5% de toda força policial tem o direito de portar armas de fogo. Os policiais preferem trabalhar assim. Pesquisa interna da corporação indica que 82% da tropa não gostaria de trabalhar armada. A população se divide: 48% aprova a polícia desarmada e 47% condena. É claro que os índices propiciam um clima onde o policial tenha possibilidade de exercer sua função sem carregar uma pistola na cintura. Entre 2010 e 2011, foram registradas somente 10 mortes violentas por armas de fogo.

Sei do caráter ingênuo, sonhador e utópico disso quando pensamos no Brasil. Estamos a milhas e milhas e milhas dos índices de violência da ilha da rainha. Mas confesso que tenho sérias dúvidas se realmente precisamos botar armas nas mãos da Guarda Municipal de Goiânia para melhorarmos nossa segurança. 

É preciso lembrar que essa não é a primeira função da Guarda Municipal. Isso cabe à Secretaria de Segurança Pública. Compete à Guarda Municipal o zelo dos equipamentos públicos municipais e auxiliar na segurança de toda população. Acredito que para exercer tal papel, o Taser (aquela pistola que dá um choque elétrico que imobiliza a vítima e não é letal) é suficiente. Esse equipamento já é usado pelo nossa guarda. Inclusive, esse é justamente o equipamento que acompanha a polícia inglesa em seu cotidiano.

Os índices de violência no Brasil não param de crescer, mesmo com a melhoria na distribuição de renda e maior acesso ao consumo por grande parte da população. Tudo bem que as desigualdades ainda são enormes, mas já apresentamos índices um pouquinho melhores. Logo, já era para ter ao menos estagnado os números da violência. Não é isso o que acontece. A questão da segurança pública é bem mais complexa e exigirá mais empenho para nos tornarmos decentes nesse quesito. E realmente não sei se com mais armas nas ruas conseguiremos isso.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 02.02.2014 16:29 paulo rogerio lima leite

    Desculpe os erros de rscrita. Estou escrevendo de um celular minusculo.

  • 02.02.2014 16:22 paulo rogerio lima leite

    Um agente de seguranca pulica tem que andar armado. Sera que os agentes ingleses gostariam de trabalhar desarmados aqui no brasil.,? Ou melho vc trabalharia contra o crima desarmado, ? E so qualificar . A pm nao nasceu sabendo teve um treinamento.a arma nao e para matar ninguem, e sim para proteção do proprio guarda e de terceiros, vai vc entao rabalhar conra o crime sem arma entao! Vv vai vrr no wue vai dar. Nos queremos ver nossos gilhos r rsposas no fim do dis ou da noite tambem.

  • 01.06.2013 17:33 alessandro

    Boa tarde! Concordo quando o senhor questiona se armar as guardas seria a solução para os problemas relacionados à segurança publica no brasil.Gostaria de salientar que as guardas municipais nao tem nenhuma obrigação com a segurança publica,somente bens,serviços e instalações e o transito quando o executivo municipal assim o deseja.A populaçao deveria participar mais das discussoes acerca desse assunto.No que diz respeito ao armamento (porte de arma)não passa de um EPI.É fato que a atividade da guarda,principalmente no transito, é uma atividade "de policia" e é um absurdo que tais agentes a desempenhem sem nenhum tipo de defesa.

  • 20.05.2013 17:29 SAULO BATISTA DE OLIVEIRA

    Boa tarde caro amigo Pablo, acompanho suas opiniões algumas vezes pela radio interativa e apesar de discordar de alguns pontos o respeito e muito, mas gostaria de deixar claro que no ponto do armamento da guarda municipal de goiania ou qualquer outra guarda do brasil isso é de suma importancia, quero aqui deixar claro que que precisa ser desarmado são os marginais e não as forças policias, infelizmente toda a sociedade, inclusive vocês jornalistas interpretam mal de forma enganosa ou ate mesmo de forma voluntariosa o que a Lei maior do pais fala sobre dever do Estado, mas sei que há um lobe forte por tras, contudo hoje em um pais onde se vende armas ate em feiras e ate mesmo crianças portam e sabem usa-la é hipocrisia querer dizer que um pai de familia vai defender algo com uma pistola de plastico de alcance maximo de 10 metros, sei que o senhor se preocupa com o que se divulga sobre a guarda, mas na verdade somos comprometidos, exemplo disso foi o projeto goiania mais segura, da prefeitura de goiania, e quanto a nossa preparação, o estatuto do desarmamanto nos da o direito de andar armados e requer muito mais preparo de nos guardas municipais do que ate mesmo da policia federal, pesquise mais um pouco sobre o assunto! Quero dizer que é com muito respeito que me dirigo ao senhor e gostaria de pedir desculpas sobre alguns erros de digitação e pontuação, abraço, venha conhecer a nossa instituição e saber um pouco de nossa realidade!!!

  • 20.05.2013 09:52 Iron Machado de Sousa

    Quando sua pessoa voltar da turnê em marte, avise por favor!!!!!

  • 20.05.2013 09:48 Iron Machado de Sousa

    Vai arrumar o que fazer!!!!!!

  • 19.05.2013 22:29 que burro

    se uma faculdade principalmente a federal de Goias esta formando profissionais desse nível, ai pode desistir desse pais, como meu Deus um cara posta uma opinião dessa em rede social sem embasamento, sem conhecimento pura ignorância e despreparo. sua área é outro que opinar em outra área que vc não entende, estuda, faz curso e sai na rua.....

  • 19.05.2013 03:09 charles candido

    Meu DEUS perdoai ele não sabe o que fala. A GM GYN e a GCM de AP. GYN são capacitadas para portar armas e tem apoio em lei para tal.A realidade de hoje é bem diferente de alguns anos atrás. Hoje qualquer vagabundo mata sorrindo.Primeiro o AGENTE tem que se proteger para depois proteger os outros... exemplo belo vem da GCM de SÃO PAULO.

  • 18.05.2013 19:17 julio jose martins

    AGORA DA PRA ENTENDER COMO A EDUCAÇÃO EM GOIAS ESTA CADA VEZ MAIS FRACA, COMO UM CIDADÃO QUE SE DIZ JORNALISTA SE PRESTA A UM COMENTÁRIO TOSCO DESSE, PRIMEIRAMENTE NÃO É MUDANDO UMA NOMENCLATURA QUE VAI ARMAR OU DESARMAR A GM, EXISTE LEI FEDERAL QUE AMPARA ISTO(ESTATUTO DO DESARMAMENTO),DEPOIS PARA ALGUÉM TECER ESTE TIPO DE COMENTÁRIO TEM QUE TER O MINIMO DE EMBASAMENTO, ESTUDANDO UM POUCO A MATÉRIA PARA NÃO FALAR ASNEIRA NAS REDES SOCIAIS. FICO CHATEADO QUANDO ALGUÉM DE FORA FALA QUE AQUI EM GOIANA É UMA ROÇA ASFALTADA,MAS JA ESTOU CONCORDANDO, POIS SE PESSOAS QUE SI DIZ INTELECTUAIS TEM ESTE PENSAMENTO PROVINCIANO IMAGINA QUEM TEM POUCOS ESTUDOS...SE EU FOSSE VC IRIA NO PAI DOS BURROS(GOOGLE) E PESQUISARIA MELHOR SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DA GUARDAS MUNICIPAIS NO BRASIL, PARA DEPOIS TER UMA OPINIÃO MAIS ABRANGENTE...ABRAÇOS!!!

  • 18.05.2013 10:51 cachoeira

    Que isso todos os policiais são meus amigos e fazem parte da minha família. os melhores amigos que se pode ter são poliças,porque eles tem um salário de merreca então qualquer graça que voce faz pra eles viram seu cao de guarda super fiés. Pablo te sujiro ter mais amigos poliças pra quando voce cair em uma blitz ligar pra ser liberado logo.

  • 18.05.2013 10:48 killa tadda

    ELas estão descontorladas!!! Esta vendo população o comportamento de alguns da POLICIA, não sabem ficar na sua, quando confrontados partem pra briga mesmo. POLICIAL É POLICIAL PORQUE NÃO CONSEGUIU OUTRA QUALIFICAÇÃO MELHOR OU ENTÃO É PORQUE É PILANTRA MESMO. IMAGINA ALGUÉM ESTUDADO QUEREM USAR ARMAS SO SENDO MAU CARATER MESMO.

  • 17.05.2013 22:42 Marcio Dias Maia

    Olá sou guarda municipal de Goiânia a quase 5 anos, vindo da guarda de Aparecida onde fiquei 2,5 anos.Passei por um curso de formação na Academia da Policia Militar com 540 hs,fiz varios cursos ministrados pela SENASP, para que possa ter direito a portar uma arma de fogo,tenho que passar por um curso de armamento e tiro na Academia Da Policia civil, cuja duração é de 200 hs aulas, e media 7,0 de prova teórica e 7,0 na aula pratica. Nunca vi falar em uma instituição policial no Brasil que tenha um curso de armamento e tiro com esse nível de cobrança. COncordaria com vc se no Brasil tivesse educação de qualidade,tivesse justiça e as leis cheias de brechas funcionava.Mas a verdade é que somos nós guardas que a população pede socorro na rua clamando por ajuda quando vítimas de bandido e nós nos esforçamos o maximo para ajudar, mesmo nos colocando em risco e apenas com uma taser,vc já se viu em uma situação de impontencia ? É assim que nos sentimos. Isso porque a segurança do agente deveria ser primordial.

  • 17.05.2013 18:35 Thiago Rezende de Souza

    nossa!!!, estuda mas um pouco sobre estatuto de desarmamento, ou faz pelo menos um curso básico na área de segurança e sai a campo na pratica para depois vc opinar o que a guarda precisa ....

  • 17.05.2013 17:17 Breno Ramos

    Boa tarde meu caro é o seguinte porte de arma de fogo para Guardas Municipais já é lei federal de nº 10.826 Estatuto do Desarmamento. Quero te fazer um convite e passar 24 horas como Guarda Municipal e sentir na pele como é o serviço e ir além vamos checar um disparo alarme em qualquer prédio público de Goiânia desarmado enquanto o invasor pode estar com sua arma de fogo ou então abordar traficantes que está cheio deles nas praças e parques de Goiânia que também costumam ter em sua POSSE ARMAMENTO DE FOGO E VOLTANDO A NOSSA REALIDADE AQUI É GOIÂNIA-GOIÁS E NÃO LONDRES-INGALTERRA, NÃO TEM COMO COMPARAR A DISTÂNCIA É ENORME PELO AMOR DE DEUS.............

  • 17.05.2013 17:04 GM Saldanha

    Fala Pablo, blz! Cara admiro muito seu trabalho na Interativa e o respeito muito. Porém, é fundamental basear nossos comentários em relação a Carta Magna (CF). Art 144, parágrafo 8º. Lei 10.826 (lei do desarmamento), Lei 180 de criação da Guarda Municipal de Goiânia, Decreto 2390 do município. É interessante também ressaltar que os Guardas Municipais de Goiânia fizeram um curso de Armamento e Tiro pela Polícia Civil de Goiás, num total de 200 horas, sendo 20 horas a mais que a sujestão da Secretaria Nacional de Segurança Pública, atualmente tendo sua Secretária Nacional como a pioneira em Comando da Guarda Municipal de Diadema com eficiência história. Sra. Regina Mikki. Vamos falar um pouco sobre realidade e dos valores atribuídos a Guarda Municipal do País. Antigamente, por puro desconhecimento os prefeitos sub utilizavam as Guardas Municipais apenas como protetores do patrimônio municipal, mas hoje a realidade mudou drasticamente, ao ponto de necessitarmos de toda ajuda possível para ajudar a Segurança Pública, ainda mais se tratando do Município de Goiânia, uma importante capital do país. Lembo-o ainda que o Estado é uma entidade virtual, não possuindo um só centímetro físico de seu domínio e, por assim dizer, não é só competência do Estado a Segurança pública. Quando usamos o termo Estado nos referimos ao Estado Democrático de Direito, ou seja, Município, Estado e Federação, cada um fazendo a sua parte. Para o nosso prefeito, infelizmente fazer Segurança Pública é somente iluminar as ruas, asfaltar e roçar lotes vagos. Essa noção de Segurança Pública ainda remonta aos tempos da Ditadura Militar e não condiz com a realidade atual. Em relação ao Porte de Arma é salutar informar que somos 124 agentes da Guarda Municipal de Goiânia com porte de arma emitido pela Polícia Federal, a qual está cumprindo regularmente a lei 10.823, Onde regulamenta o uso da Arma de Fogo pelas Guardas do país. De 4 anos para cá, a Guarda Municipal de Goiânia vem sendo alvo de atentados em que podemos dizer, sem sombra de dúvida, que o 'Anjo é da Guarda', pois até o momento estamos sendo livrados do mal maior pela intervenção divina. Mas pergunto ao nobre jornalista: -Até quando? Opiniões como a sua Pablo, só acelerarão esse processo da incapacidade de direito de resposta do Guarda Municipal contra o crime. Cada vez que um jornalista mantém esse posicionamento, afasta o que é um fato desde 1998, ou seja, a municipalização dos serviços públicos. Assim como foi feito na educação, saúde e moradia, também será feito na Segurança Pública. Devemos trabalhar com a Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polinter, Policia Ferroviária Federal e Polícia Federal para o bem da nação.

« Anterior 1 2 Próxima »

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351