Não sei vocês, mas àss vezes eu penso em comida como eu penso nos sentimentos. Tem comida que é saudade - galinha caipira com açafrão -, tem comida feliz - tipo bolo com cobertura de brigadeiro - e tem comida amor, romântica mesmo, boa pra comer de dois. Essa massa faz parte desta categoria adorável!
Não tem nada de complexo, nem de difícil, mas é cremosa, cheirosa, saborosa, leve. Combina demais com um vinho rosê.

Fiz essa receita no jantar pós-dia dos namorados, porque esse ano não passamos a data juntos. Não importa a data, sempre dá pra arrumar uma boa desculpa e celebrar!
-
300g de salmão em cubos
-
250g de massa tipo pappardelle ou fettuccine
-
1 cebola média picadinha
-
1 colher (sopa) de manteiga
-
2 colheres (sopa) de azeite
-
1 raminho de alecrim
-
salsinha picada a gosto
-
50ml de conhaque
-
200g de queijo mascarpone (em tempos de economia substitua por cream cheese, ok?)
-
sal e pimenta preta

Coloque uma panela grande com água para ferver.
Em uma frigideira larga ou panela wok coloque o azeite e a manteiga para aquecer. Fogo alto. Acrescente a cebola e vá mexendo até ficar transparente. Em seguida coloque os cubos de salmão e tempere com sal, pimenta e o alecrim. Mexa com cuidado para o salmão não despedaçar.
A água já deve estar fervendo, então acrescente sal, óleo e o macarrão. Verifique o tempo indicado na embalagem para evitar que o macarrão passe do ponto.

Assim que o salmão começar a dourar, coloque o conhaque e flambe. Para flambar basta tirar a frigideira de perto do fogo, derramar o conhaque e depois aproxime a borda da frigideira da chama do fogão. Quando o fogo subir misture delicadamente o salmão. Use sempre uma colher de cabo longo, para não ficar com a mão próxima do fogo.
Quando o fogo cessar, acrescente o mascarpone e mexa.
O macarrão já deve estar no ponto, escorra bem a massa e junte ao molho. Com o fogo ainda aceso, mexa delicadamente para que toda massa fique coberta. Se achar que ficou seco, acrescente umas duas colheres de água.
Prontinho! Sirva e decore com a salsinha picada. Se ama queijo, pode acrescentar um parmesão ralado na hora. Não tem como errar!
