Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Caiu na net é pau

Se não quer ter fotos publicadas, não as faça | 07.10.13 - 20:59
Observo com atenção a repercussão do vazamento das fotos e vídeos íntimos da garota goianiense que é pauta geral nas redes sociais. Os comentários vão desde a comoção solidária à zoeira absoluta, sempre com radicalismos para tudo quanto é lado.

Não vi ainda comentário que jogasse luz na razão da causa real da polêmica: por que diabos as pessoas filmam e deixam ser filmadas em momentos que devem ficar restritos às quatro paredes e à memória de cada um dos envolvidos?

Sei que não há fronteiras quando o assunto é prazer na sexualidade. Logo, é árduo tentar racionalizar algo que é tão animalesco. Só que preciso bancar o chato: se nos deixamos ser levados pelos impulsos primais do sexo, acabamos fazendo muita bobagem. Muita mesmo.

Transar sem preservativo pode ser um exemplo. Pegar mulher casada outro. Ir para a cama com alguém que você sabe que é problema certo uma terceira hipótese. Filmar/fotografar o momento é uma dessas irresponsabilidades aí.

Tenho uma coisa clara: toda imagem registrada de sexo irá se tornar pública na internet. Isso mesmo: toda. Se isso acontecerá hoje, amanhã ou dez anos para frente, não importa. Tenha certeza que se você já deixou ser registrado, CERTEZA que um dia isso virá para o mundo. Esteja pronto para o baque.

Os motivos do vazamento podem ser muitos. Um celular furtado, uma câmera emprestada para alguém de intenções pouco católicas, um disco rígido pifado que vai a assistência técnica, o fim de relacionamento conturbado... As razões são muitas, a consequência é só uma: você fazendo aquilo que todo mundo faz para todo mundo ver. E isso gera um monte de dor de cabeça. Como dizem meus amigos da banda A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia, “caiu na net é pau”.

É hipocrisia? Não tenho a menor dúvida. Falso moralismo? Com toda certeza! Vamos mudar isso um dia? Torço que sim. Mas duvido que verei isso mesmo morrendo velhinho de tudo. As regras sociais estão aí justamente para serem quebradas. Mas não significa que isso seja missão tranquila.

Se você não quer passar pelo inferno que a garota em questão está enfrentando, só existe uma solução: não permitir qualquer tipo de registro do ato sexual. Não se trata de não confiar, não se trata de não satisfazer a pessoa, não se trata de ser conservador. Ringo Starr já ensinou para o mundo que tomorrow never knows.

Com quantas pessoas você já foi para a cama e que atualmente não aguenta sequer os encontros casuais no corredor de um shopping qualquer? Pois é. Número grande, não? No meu caso, também. Você confiaria algo tão íntimo quanto um vídeo sexual de vocês dois hoje para essa pessoa? Então...

É claro que isso não tira a responsabilidade da pessoa que publicizou o material íntimo. A garota deve meter os cravos e botar na Justiça quem fez isso, independente das motivações que levaram a pessoa a colocar tudo na rede. Assim todo e qualquer comentário que a tenha ofendido. Não deixar passar nada batido é fundamental.

Tenho certeza que se ela pudesse voltar no tempo, não deixaria que os momentos a dois tivessem registro. Você que nunca deixou ser filmado ainda tem essa chance. E aí, vai vacilar?

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 10.10.2013 18:14 Stenio Amorim

    Hoje é sobre um vídeo intimo, amanhã sobre outro assunto pífio e assim a mídia vai dando valor no que não tem... Boa Notícia nunca deu ibope mesmo..

  • 10.10.2013 15:04 Henrique Teodoro

    Nossa, Kossa, como você consegue ser tão babaquinha?

  • 09.10.2013 18:16 Emiliano Amaral

    Acho é pouco! Pouca malícia, pouca inocência, poRca vergonha, pouco mal caráter, pouca repercussão, pouco alerta, pouca conexão, pouco para se perder tempo!

  • 08.10.2013 20:12 Marta

    Tomorrow never knows. Quem ensinou foi George Harrison e não Ringo Starr. Fica a dica. =) haha

  • 08.10.2013 19:51 Retroagido

    Lamentável a atitude desse cara, muito mau caratismo. Já que tá tudo lascado mesmo, alguém sabe onde posso ver o vídeo???

  • 08.10.2013 16:16 Cássia Fernandes

    Acho que a grande discussão aqui não é sobre a responsabilidade da garota nesse episódio. Fotos de nudez parcial ou total, por exemplo, são a coisa mais comum hoje em dia. Carolina Dieckmann que o diga. Preocupa-me mais o tom de naturalidade com que a atitude desse rapaz foi recebida, aprovada e compartilhada. Abordo minha visão sobre o assunto aqui também.

  • 08.10.2013 15:39 Amauri Garcia

    O perigo desse episódio é mostrar que a sociedade vive uma completa inversão de valores. É fato que houve ingenuidade e até mesmo uma imbecilidade de quem se deixou filmar. Mas vejo nesse caso uma intenção clara de quem filmou em publicizar as imagens. Não sei com que propósito. Mas isso não importa. Os efeitos desse ato é que foram desastrosos e mostra que a maldade humana não tem limites. Responsabilidade da moça em crer na idoneidade do rapaz. Mas este foi covarde em abusar da confiança dela. Ele a traiu como a um pior inimigo e a jogou na fogueira da hipocrisia social, para quem é normal que o homem aja assim; anormal é a mulher não saber se defender. É o mundo machista.

  • 08.10.2013 15:18 Ana Carolina Castro

    O comentário da Aline matou a pau!

  • 08.10.2013 15:07 Frederico Mattos

    Concordo plenamente com sua linha de raciocinio !

  • 08.10.2013 14:45 Murilo Matos

    Venho de novo aqui pra tentar extrair algo de útil de um cara que tem até certa visibilidade na mídia. Pensei, não é possível que ele seja tão raso e tão superficial quanto sugere seus dois textos que li. Percebo que é possível, faz textos só pra estar nos assuntos da moda, mas sem critério, sem pesquisa, é tudo um "eu acho" quem também acha, levanta a mão. Aprendi a lição.

  • 08.10.2013 14:37 Renata

    Péssimo texto. Parece que foi escrito em 5 minutos antes da entrega. Que raciocínio raso. Seu texto presta serviço algum (nem para refletir sobre a situação).

  • 08.10.2013 12:33 Pedro

    Não que eu concorde com tudo que ele falou. Já fiz vídeos íntimos com algumas ex-namoradas. Nunca pensei e nunca divulgaria o conteúdo, por mais que o final do relacionamento tivesse sido ruim. É algo da índole da pessoa. Mas realmente o acaso pode pregar uma peça. Celular roubado, no conserto, etc., situações que podem causa problemas para a mulher, pois infelizmente, nessas situações, o homem sai como garanhão.

  • 08.10.2013 12:22 Aline Mil

    Repercutir o vídeo, enviar para os amigos e tirar fotinha com sinalzinho de ok também é pura babaquice. Se a garota foi ingênua, quem repercute e acha graça da situação é bem mais idiota.

  • 08.10.2013 09:47 valeria almeida

    Tipo de raciocínio que me faz ficar descrente da humanidade. Temos então que admitir e aceitar esse comportamento anti-social e desrespeitoso? A que ponto chegamos!!!

  • 08.10.2013 09:37 Emelline Diniz

    Perfeita opinião. COncordo plenamente!

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351