Começou o período chuvoso em nosso estado. Ou invernou, como orgulhosamente nós goianos dizemos. E quando as águas começam a cair, a energia elétrica começa a cair também. Os ventos seriam os responsáveis pelas falhas no serviço da Celg, que após anos e anos de sucateamento e uso político indevido de suas receitas, pede arrego e mostra suas deficiências naquilo que é seu fim: fornecer energia elétrica com qualidade e segurança ao povo goiano. Aí você, que paga sua conta de luz em dia, chega em casa do trabalho antes da chuva, lancha alguma coisa e, na hora de tomar aquele banho relaxante, pimba! – a casa está às escuras. E as horas passam e nada do serviço ser restabelecido. Antes de tentar o suicídio e enquanto o tempo passa com você esperando o atendimento na central da Celg, elaborei uma listinha de coisas que você pode fazer quando estiver naquele breu noturno.
10- Ligar para a família – sabe aquele social básico que você não faz desde a Copa de 1978? Pois então agora é a hora. Vá para o telefone e ligue para toda a parentaiada que você está em dívida e coloque os papos em dia. Certeza que os presentes de Natal serão recompensadores nesse ano.
9- Passear com o cachorro – seu animal de estimação não vê a calçada desde a última vez que você o levou para tomar banho no pet shop, né? Aproveite o momento que sua casa está sem energia para dar um longo e demorado passeio com ele pelo bairro. A alegria do bichinho será sua alegria. Mas atenção: essa dica só vale se você morar em casa. Para quem mora em edifício, não é uma boa encarar dezenas de lances de escada no escuro.
8- Arrumar o guarda-roupa – você tem cueca no cabido, camiseta embolada em gaveta que você não sabe se é suja ou está sem passar e meia espalhada por tudo que é canto e nunca tem tempo para resolver isso, como todo mundo... Acenda uma vela e vá fundo na árdua missão de organizar aquela zona!
7- Colocar a leitura em dia – aquele livro empoeirado do lado da sua cama, e que lhe atormenta toda vez que você coloca a cabeça no travesseiro dizendo “você ainda não terminou de me ler, você ainda não terminou de me ler...”, está pedindo para ter fim. Aproveite para andar boas páginas com o auxílio de uma vela e o sossego forçado que reina na casa.
6- Preparar uma comida – novamente com a ajudinha básica de uma vela, você pode fazer aquele jantar de primeira para a patroa. E ainda por cima pagar de romântico com o astral do escurinho da casa e da cidade. Você nunca pensou que a pisada da Celg iria lhe transformar em um galanteador, hein?
5- Mandar SMS para meio mundo – já que não tem energia, que tal gastar a bateria do seu celular mandando mensagem de texto para todo mundo com os papos mais estapafúrdios da história do universo? Não vai ser nada útil, mas vai ser divertido.
4- Lavar a louça – desde o almoço de domingo aquela louça monstro está lá a desafiar a casa. Você suspeita que a fauna ali da pia é mais rica em biodiversidade que a da Amazônia. Está na hora de colocar um fim nisso! Bucha, bombril e detergente a postos, mãos na massa! Ops, quer dizer, na louça!
3- Usar o notebook – novamente, essa diversão terá fim quando a bateria se esgotar. E vamos torcer para a Celg ser mais ágil do que a viciada bateria do seu computador que você carrega para todos os cantos...
2- Botar o sono em dia – já que está tudo escuro, tudo mais silencioso, tudo mais tranquilo, por que não faze aquilo que cada vez menos você faz? Dormir sempre é uma boa alternativa, independente do que esteja sendo colocado na pauta.
1- Fazer sexo – a diversão preferida de todo ser vivo não depende de energia elétrica! Aproveite o escuro para transar muito e gostoso. Tem gente que até prefere o clima sem luz. Se não tiver companhia, o sexo solitário sempre é uma alternativa... Aproveite!