Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Eu preciso de mais espaço

Ainda não inventaram um HD ilimitado? | 17.01.14 - 17:20
Cheguei de viagem ontem e fui colocar as coisas em dia no meu computador. Novos sons, novas fotos, novos vídeos... Aquele backup básico que todo mundo deveria fazer e nunca faz. Sou brindado com um aviso de que meu HD estava sem espaço. Que saco! Lá vou eu sair de casa hoje de tarde para comprar um disco rígido externo e salvar minhas coisas. Roendo as unhas de medo de perder alguma coisa que tenha importância. Por que diabos ainda não inventaram um HD ilimitado?

Quando comprei esse que está em meu computador alguns anos atrás, parecia que eu tinha toda a Rússia de espaço. Imaginava que nunca seria possível ocupar tantos e tantos gigas com informações. Ledo engano. O tempo passa, você acumula mais e mais e mais coisas e, quando menos espera, lá está aquela maldita mensagem informando que seu HD está todo azul, com uma quase invisível faixinha rosa que não faz diferença alguma.

Tentar achar o que apagar é inútil. Tudo parece importante, tudo parece imprescindível. Mesmo aquilo que você nem sabe o que é ou o que está fazendo dentro de seu computador. Além disso, dá a impressão que deletar aquele arquivo não fará diferença perante o tamanho do problema, já que aquele que você resolveu excluir é pequeno demais.

A verdade é que para lotar um HD estamos falando do bom velho de byte em byte que seu disco rígido fica cheio.

Fui olhar o que ocupa mais espaço e vi que 75% de meu HD é preenchido por músicas. O restante... Bem, é o restante. Viu a razão de não ser possível me desfazer de nada?

Se eu der uma boa peneirada vou ver que tenho discos repetidos de vários artistas, músicas que nunca mais quero ouvir e um monte de coisas que peguei só para conhecer e não tenho mais interesse. Mas onde encontro ânimo para esse trabalho de arqueólogo no Egito? O caminho mais fácil é o de uma loja de informática.

Já tive o desprazer de perder todos meus dados de um HD há quase dez anos. Um raio caiu no prédio onde eu morava e fez o favor de mandar tudo para o espaço. O técnico de informática disse que não havia como recuperar nada daquele disco rígido fedendo queimado. Fotos de minha filha mais velha bebê, músicas de monte, textos... Na hora, a vontade é de chorar. Depois você percebe que nada é tão especial assim, que é possível viver sem aqueles dados e a vida continua. Pratiquei o desapego naquele momento irremediável, mas não quero passar por tal sensação novamente.

Por isso, alguém aí sabe me indicar uma boa loja para comprar um HD externo de qualidade confiável e salvar todas tranqueiras do meu computador?

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 24.01.2014 09:41 Rodrigo F. de C.

    Olá, Muito bom o texto Parabéns! realmente é muito chato ter que desfazer de arquivos para liberar espaço no disco.. Felizmente a solução está a caminho, Cientista da Universidade de Southampton criaram uma forma revolucionaria de armazenamento de dados parecida com os Cristal de Memoria da Ficção o material é capaz de armazenar um número enorme de dados, da ordem de 360 TB, por mais de um milhão de anos e uma estabilidade térmica de até 1000°C. O Super-Homem que se cuide. Em breve teremos os cristais de memória Kryptonianos ao nosso dispor. vlw Pablo Kossa, Abraço!

  • 21.01.2014 07:14 Wagner Souza

    http://www.youtube.com/watch?v=qEswPuKcPfA&feature=youtu.be Estou me livrando de alguns conteúdos! RsRsRs

  • 20.01.2014 14:19 Lucia Paula

    tens coragem de se posicionar quanto ao Fundo de Cultura do governo Marconi, da qual o senhor é participante?

  • 20.01.2014 06:57 João Lira

    www.copy.com. 16GB de arquivos, não é muito mas ajuda...

  • 17.01.2014 23:28 Anderson

    Dropbox. HD externo tá ultrapassado.

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351