Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Rodrigo  Hirose
Rodrigo Hirose

Jornalista com especialização em Comunicação e Multimídia / rodrigohirose@gmail.com

Conectado

De que lado está a verdade?

A mídia e o caos político da Venezuela | 24.02.14 - 12:20

Alguém que não esteja há algum tempo envolvido mais de perto com as questões da Venezuela pode mesmo ter convicção do que fala sobre o caos político que sacode o país vizinho? Arrisco uma resposta: não.
 
Para quem acompanha os casos comodamente instalado há uns 5 mil quilômetros de distância há basicamente duas formas de se informar sobre o que acontece na república de Nicolas Maduro: a chamada mídia tradicional ou a mídia alternativa (essa hospedada basicamente na web).
 
Quanto à mídia tradicional (aqui como sinônimo de grandes veículos de comunicação) as acusações são velhas (e muitas vezes justas) conhecidas: são veículos manipuladores, movidos por interesses inconfessáveis, muitas vezes alinhados aos interesses “estadunidenses” – e dezenas de chavões parecidos repetidos como mantras.
 
Sob essa ótima, a mídia alternativa surge como um bálsamo, as plataformas digitais finalmente possibilitaram a circulação da informação verdadeiramente democrática e alinhada aos interesses dos cidadãos. Tal raciocínio pode ser aplicado a casos bem mais próximos, como a Primavera Brasileira desencadeada desde meados do ano passado.

Pena que se trata de uma grande mentira.
 
Voltando à Venezuela. A “grande imprensa” divulga diariamente imagens dos conflitos que já deixaram vários mortos nas ruas de Caracas, as forças armadas derramam sangue em defesa do governo central. A mídia alternativa mostra imagens de apoio popular a Maduro e dizem que são os líderes de oposição que fomentam a violência em busca de mártires para o golpe antidemocrático.
 
Ocorre, contudo, que boa parte dessas imagens divulgadas por blogs e portais engajados, tanto de um lado quanto de outro, também passa por filtros ideológicos e, em alguns casos, são apenas manipulação grosseira.
 
Há acusações de que fotos de mortos e da repressão policial são, na verdade, de conflitos ocorridos em outros países, inclusive no Brasil. Por sua vez, imagens de passeatas populares em apoio a Maduro seriam, na verdade, de celebrações religiosas sem qualquer ligação com o momento político da Venezuela.
 
Fica difícil decidir em quem acreditar. Cada um tem seus próprios critérios, que passam pela história pessoal, formação, convicções ideológicas...
 
Fato é que a mídia alternativa padece dos mesmos pecados da mídia tradicional. Afinal, a técnica (ou a tecnologia) não tem vida própria. Ela é utilizada por homens. E homens têm seus próprios interesses.
 
Então, de que lado está a verdade? Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 24.02.2014 15:17 Marcelo

    De que lado está a verdade? Não sei. Mas sei onde ela não está: no meio jornalístico. Infelizmente a verdade factual tornou-se uma quimera.

Sobre o Colunista

Rodrigo  Hirose
Rodrigo Hirose

Jornalista com especialização em Comunicação e Multimídia / rodrigohirose@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351