Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Raisa Ramos
Raisa Ramos

Raisa Ramos é jornalista, autora do blog Algum Lugar Etc., apaixonada por cidades, viagens e fotografia / raisa.ramosp@gmail.com

Algum lugar

Feirinha de orgânicos da Vila Nova

Tem no Centro também! | 16.05.14 - 00:00

feira4
(Fotos: Raisa Ramos)

Para ler ouvindo:
Crosby, Stills, Nash and Young | Teach your children

Goiânia - Você sabia que o Brasil é o país mais consumidor de agrotóxicos do mundo? E que dos 50 venenos mais comuns por aqui, 22 são proibidos na União Europeia? E que a fiscalização do nível de toxidade é feita só em 13 alimentos aqui enquanto a UE faz em mais de 300?* Não é um horror? A gente come muito veneno todos os dias, em praticamente todos os alimentos, e nem percebe.

Esse consumo pode passar despercebido por agora, mas no futuro, traz consequências graves (várias doenças, principalmente câncer). Como esses dados, fica claro que uma alimentação saudável não pode ser limitada só à inclusão de frutas e verduras no cardápio diário. É preciso saber a origem desses alimentos. Não adianta nada comer uma maçã se ela vem cheia de toxinas! Uma saída para isso é comprar sempre alimentos orgânicos.

Eles são muito mais caros no supermercado, mas rá! Goiânia tem duas feiras (uma no Centro, outra na Vila Nova) só de produtos desse tipo, cultivados por agricultura familiar. O preço é praticamente o mesmo dos alimentos “envenenados” e a variedade é grande! É possível achar diversos cereais (aveia, chia, linhaça, arroz, feijão…), folhagens, frutas, legumes, laticínios, ovos e, de vez em quando, até pinta um frango caipira congelado. Além de comer bem, você ainda contribui com os pequenos produtores locais. Mas tem que chegar cedo! O sucesso é grande e as coisas acabam rápido.

A feirinha do Centro rola todo sábado de manhã (das 7h às 10h), no Mercado da 74. Rola até planejar um café-da-manhã em umas das lanchonetes tradicionais do centrão e emendar uma visita aos sebos. Essa feira é a de maior público, então, madrugue! rs. Já cheguei lá por volta de 8h30 e não tinha mais tomate. A tristeza foi grande. Quem tem as tardes livres ou passa muito pela Vila Nova, a feira de quarta é mais tranquila, mas também não pode vacilar. Ela rola a partir das 17h e acaba às 20h, no Mercado da… Vila Nova! Fica na praça Boaventura, onde toda tarde uns senhorezinhos encerram o dia com uma partida de dama (muito gracinha!). E se você tiver sorte, vai presenciar um pôr-do-sol daqueles.

*Dados recentes divulgados pela Anvisa

feira8

feira3

feira9

feira1

feira2

feira6

feira5

feira7

(Fotos: Raisa Ramos)

  *Leia este e outros textos sobre cidades, viagens, receitinhas e beleza também no blog Algum Lugar Etc.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 19.05.2014 21:55 Joao

    Gosto muito das suas fotos. E dos temas.

  • 19.05.2014 17:15 Luciano Rodrigues dos Santos

    Adorei a matéria. Realmente acho que falta divulgação dos venenos existentes nas frutas e verduras comercializadas no país. Foi um privilégio eu ter comparecido na inauguração da feira de produtos orgânicos no Mercado da Vila Nova. Valeu pela iniciativa Raisa.

  • 19.05.2014 11:23 Sérgio Paiva

    Oi Raisa, estou adorando sua coluna. Parabéns! Vou mandar sugestão de lugares também. ; )

  • 18.05.2014 19:52 vip

    É uma bença divina? neste mundo atual Privilégio desenhado Folhas iluminadas Nuvens caramela Damas coloridas Obrigado, Raisa...pela expressão e registro daqueles que mantêm o silêncio da tarde nos seus corações..

Sobre o Colunista

Raisa Ramos
Raisa Ramos

Raisa Ramos é jornalista, autora do blog Algum Lugar Etc., apaixonada por cidades, viagens e fotografia / raisa.ramosp@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351