Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Leticia Borges
Leticia Borges

Leticia Borges é especialista em Língua Portuguesa, jornalista, professora e palestrante. / leticia.textos@gmail.com

Língua e letra

Deixe o "brigadu" para o Fábio Jr.

Entenda as variações de agradecimento | 02.06.14 - 18:58 Deixe o "brigadu" para o Fábio Jr. http://gshow.globo.com/

Não é de hoje que Fábio Jr. chama a atenção por coisas alheias à sua música. A última foi lançar um novo gênero musical no programa SuperStar de domingo (1°/6). Após a apresentação do Bicho de Pé, o cantor disse que o grupo havia apresentado um “xoxote”. 
 
O ritmo se chama xote e obviamente o trocadilho não foi intencional. Mas foi suficientemente engraçado para que seus companheiros de programa emendassem outras piadinhas.
 
Só nos resta torcer para que o “xoxote” não caia no gosto popular como aconteceu com o mais famoso bordão do pai do Fiuk, o tal do “brigadu”. (Assim mesmo. Mesmo que a palavra tenha sido transformada em oxítona, só se acentuaria o U se houvesse hiato, como em Ja – ú. Em outros casos, como em peru, chuchu e urubu, não existe acento).
 
O “brigadu” já é agradecimento obrigatório de algumas centenas de duplas sertanejas e outras subcelebridades. Já foi ouvido em festas de aniversário, despedidas de solteiro, formaturas e vários outros eventos. Só não encontrei a palavra na boca de parlamentares, mas talvez tenha sido por falta de pesquisa.
 
Obviamente a palavra “brigadu” é uma criação pessoal que veio da tendência de se engolir fonemas (a letra o inicial) e de mudar a entonação da pronúncia de acordo com a emoção. 
 
Mas existe uma outra variação de agradecimento que é motivo de muita dúvida. Tente lembrar quantas vezes você saiu de uma loja, de uma padaria, de um salão de beleza e ouviu um singelo “brigado eu”, vindo de pessoas de ambos os sexos. Triste? Dá nos nervos? Pois então se acalme, porque essa expressão não está tão errada assim. Dizer obrigado eu está correto. O que está errado é dizer obrigado você.
 
Quando você diz obrigado a alguém, significa que essa pessoa prestou um favor e que você se sente na obrigação de retribuir. Seria como dizer 'Eu fico obrigado', que se transformou em 'Obrigado fico eu' e em 'Obrigado eu'.
 
Muitas pessoas já me disseram que usavam o 'Obrigado você' com certeza de estarem fazendo o certo. Na verdade, é até uma grosseria. Você está dizendo que realmente a pessoa deve um favor. Certo está dizer Obrigado a você. Certas estão as expressões Não há de quê, Por nada, De nada, Eu que agradeço. 
 
Quanto ao Obrigado eu (que na minha opinião é a mais feia das opções corretas) é bom ter cuidado e pronunciar Obrigado e não Brigadu. E o mais importante: só homens podem usar esta expressão.
 
Não é machismo, é gramática. Obrigado é um adjetivo, e deve concordar com o substantivo, ou sujeito, a que se refere. Então as mocinhas vão ter de abandonar o estilo Fábio Jr. de ser e passar a utilizar a forma correta de agradecimento: Obrigada eu, assim, no feminino. A expressão é antiga, esteticamente questionável, mas...correta. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 03.11.2021 16:48 EDISON ROGERIO DA SILVA

    Como ás pessoas viajam na maionese, kkkkkkk, deixa o cara, esta expressão pra quem não sabe e não entende o porque e nem precisam saber, mas lhes digo que no final ele lhes abençoa e lhes deseja uma boa volta, após o show....

  • 16.02.2017 16:10 Ana Beatriz

    Gente, não é por nada não, mas não se trata de nada disso que está escrito aí em cima. Obrigadu faz referencia ao deus maçom Gadu, o mesmo que deu origem ao nome da Maria gadu, e o mesmo que muitos outros famosos falam por aí de um jeito que nem todos percebem. O Fábio Júnior é maçom, e isso é real gente, pra quê não querer enxergar? Pesquisem um pouco sobre isso é vocês verão como a maçonaria domina o mundo, os líderes mundiais e etc

  • 03.06.2014 15:11 Wilson Gamboge

    O "obrigado eu" não é estranho, nem triste e muito menos da nos nervos. Essa expressão sempre foi utilizada em praticamente qualquer meio que frequento. Não entendo o motivo de tanta aversão a uma expressão gramaticalmente correta e bonita. Aliás, essa expressão não tinha nada a ver com a idéia do artigo.

  • 03.06.2014 13:02 Leticia Borges

    Exatamente, Fábio Porfírio. 'Obrigado você' e Obrigado a você' têm sentidos distintos. A expressão com a preposição é a adequada.

  • 03.06.2014 10:48 Fábio Porfírio Silva

    Por equivalência, então, posso dizer "obrigado a você" com a preposição, de modo que quero dizer exatamente "eu fico obrigado a você", que tal?

  • 02.06.2014 22:18 Leticia Borges

    Muito obrigada, Solimar. Pelo comentário e por acompanhar a coluna.

  • 02.06.2014 22:04 Solimar

    Muito importante seu material. Parabéns!Deveria imprimir para entregar aos adolescentes de hoje.

Sobre o Colunista

Leticia Borges
Leticia Borges

Leticia Borges é especialista em Língua Portuguesa, jornalista, professora e palestrante. / leticia.textos@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas