Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Leticia Borges
Leticia Borges

Leticia Borges é especialista em Língua Portuguesa, jornalista, professora e palestrante. / leticia.textos@gmail.com

Língua e letra

Eu posso fazer uma colocação?

Inventar expressões prejudica a comunicação | 05.06.14 - 18:20 Eu posso fazer uma colocação? http://www.papodeempreendedor.com.br
Faltam dez minutos para o meio-dia quando aquela reunião extenuante parece estar acabando. Você guarda a caneta, olha para o relógio mais três vezes e ajeita a postura esperando a despedida. Quando tudo parecia andar bem, aquele seu colega conhecido por falar demais levanta a mão e diz, solene: “Eu gostaria de fazer uma colocação”. Até seu chefe suspira. Uma colocação. Vai colocar o quê? Onde?

Não se diz que vai fazer uma colocação quando o objetivo é usar a palavra. Você pode fazer um comentário, uma pergunta, emitir uma opinião, esclarecer uma dúvida alheia, complementar o que foi dito, ou seja, uma série de coisas mais adequadas ao discurso.

Você pode colocar a sua agenda em cima da mesa, seu carro na garagem, uma pessoa no mercado de trabalho. Colocar é sinônimo de pôr. (Lembra-se do acordo ortográfico? O verbo pôr manteve o acento diferencial, assim como a forma verbal pôde).

Utilizar expressões que não fazem sentido é muito comum. Unem-se a isso os vícios de linguagem, os clichês e os jargões, que empobrecem a linguagem e podem até atrapalhar os negócios.

Para sanar problemas assim as empresas estão investindo em qualificação profissional. Em vez de substituir o funcionário que não tem habilidade para se comunicar, leva-se para a empresa o treinamento necessário.

A linguagem empresarial é alvo constante de neologismos, estrangeirismos e invencionismos, repetidos incansavelmente por hábito. Para evitar que isso se torne uma barreira na comunicação é preciso estar em constante aprendizado.

Outro caso que gera muitas dúvidas é esse: “Para maiores informações favor procurar o departamento de RH”. A forma mais aceita é ‘mais informações’, e é a que apresenta mais clareza, pois maior se refere a tamanho e dá ideia de comparação (o livro é maior que a agenda, por exemplo).

A palavra anexo também já causou muita confusão nas empresas, porque há dois entendimentos. Eu opto pelo mais ‘democrático’, que é gramaticalmente correto também.

A expressão ‘em anexo’ foi condenada por vários manuais de redação com o seguinte argumento: anexo é um adjetivo, e adjetivos não podem ser preposicionados. Além disso deve concordar em número e gênero com o substantivo. Cartas anexas, relatórios anexos.

Para elucidar a questão digo que ‘em anexo’ também é correto, porque é uma locução adverbial de modo, assim como ‘às pressas’, ‘sem medo’, ‘a contento’. Nesse caso é invariável.

Quanto ao seu colega que gostaria de fazer uma colocação e na verdade só rasgou elogios ao chefe, diga a ele, qualquer dia desses, no cafezinho, que o que ele faz não existe. Talvez as próximas reuniões terminem mais cedo.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 16.06.2023 12:13 Rafael

    Não vejo problema com a "colocação" pois vc pode colocar um tema em debate, colocar novas informações na conversa...

  • 06.06.2014 11:46 Solimar

    Obrigado querida! Já compartilhei na Intranet. Muito bom o assunto de hoje. Parabéns novamente pelo conteúdo da coluna. Gostei da figura que você usou. Eu sou o da esquerda abrindo a boca. rsrsrsr. Depois você poderia falar sobre a escrita dos adolescentes em tempos virtuais. Não sabem escrever nada!

  • 06.06.2014 11:12 Leticia Borges

    Solimar, bom dia. O uso da expressão 'em anexo' é controverso. Domingos Pascoal Cegalla não admite. Já Luiz Antônio Sacconi e Evanildo Bechara a reconhecem como locução adverbial. Por fazer parte de uma ciência humana, o estudo da língua permite várias interpretações de um mesmo assunto, como nesse caso. O fato é que essa expressão é bastante usual e aceita por grande parte dos gramáticos, linguistas e professores. Para reforçar a informação: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/3738197 Abraços.

  • 06.06.2014 10:47 Solimar

    Bom Dia!Excelente material. Imprimi e vou compartilhar na Intranet da empresa pois é extremanente importante. Uma dúvida: um professor de Português de um importante preparatório na cidade disse que não existe "em anexo". Poderia me explicar melhor este assunto?

Sobre o Colunista

Leticia Borges
Leticia Borges

Leticia Borges é especialista em Língua Portuguesa, jornalista, professora e palestrante. / leticia.textos@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas