Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Raisa Ramos
Raisa Ramos

Raisa Ramos é jornalista, autora do blog Algum Lugar Etc., apaixonada por cidades, viagens e fotografia / raisa.ramosp@gmail.com

Algum lugar

Mercado Central, Goiânia

Andar por seus corredores é mágico | 20.06.14 - 18:56

Para ler ouvindo
Gilberto Gil | Baião da Penha

Nosso Mercado Central é pequeno, apertado e abafado, mas não deixa de ser um dos lugares mais interessantes de passear. Afinal de contas, onde mais você vai achar dezenas de ervas medicinais (dezenas!) ao lado de doces, conservas e berrantes? Sem falar no artesanato, nos sapatinhos de couro, nos objetos exotéricos e até no rolo de fumo (até hoje fico meio hipnotizada quando vejo rolo de fumo… não sei se pela grandiosidade, se pela feiura ou se pelo cheiro – não sei se acho bom ou ruim). E ainda tem um segundo andar, ocupado em sua maioria por açougues: há uma especializada em suínos, outra em peixe, outra em cortes especiais e carnes exóticas. É interessante andar pelo local e ver as coisas que simbolizam tanto a nossa terra (a tradição regional tem seu charme), como os pequis em conserva, a arnica seca, pimenta fresca, doce de abóbora e, claro, a empada.

Acho que a “praça de alimentação” é o verdadeiro coração do Mercado. São umas cinco lanchonetes especializadas só nesse quitute, cada uma mais antiga que a outra. A mais famosa é a do Alberto, com várias fotos de celebridades penduradas, inclusive de presidentes da Ditadura Militar (pasmem!). Esses dias, contudo, fui dar uma voltar por lá, mas cheguei tarde e a única lanchonete que ainda estava aberta era a última, meio esquecida, Empada do Dominguinhos. Acho que foi a empada de frango com pequi mais gostosa que já comi (deu até água na boca de lembrar).

O Mercado é um lugar muito especial, localizado em outro lugar também especial (no centro, ao redor de vários outros pontos tradicionais de Goiânia, como o restaurante Bologna – um dia escrevo sobre ele). Andar por seus corredores e sentir os cheiros diferentes dos produtos à venda é mágico. Encerrar com uma bela empada então, não há coisa melhor. Fazendo a apresentadora de programa matinal clichê, lanço a pérola: a felicidade está nas pequenas coisas :)

mercado5

mercado2
DSC00036

mercado1

DSC01203

mercado3

mercado4

DSC01211

DSC01215

DSC00023
 
 (Fotos: Raisa Ramos)

 Leia este e outros textos sobre cidades, viagens, receitinhas e beleza também no blog Algum Lugar Etc.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 23.06.2014 14:45 Vip

    Uma das vantagens de morar no centro, aqueles que ainda acreditam na história da cores, pedras e comidas do nosso chão goiano.

  • 21.06.2014 18:31 Carol e Dario

    Adoramos o mercado! Desperdício os goianos não aproveitarem, não somente para comer, mas para compras, castanhas, carnes, doces...hummm...bom e barato, vale a pena. Passeio em Gyn e no tempo! Bologna é bom, mas não é barato.

  • 21.06.2014 18:00 Gabriel Ni

    Nossa são tantas lembraças e memorias boas que nos traz um lugar só, esse é nosso mercado central, parabéns pela matéria.

  • 21.06.2014 09:30 sebastiao

    Belo texto,mesma sentimento sinto ao ir ao mercado, Parabéns pela descrição.

Sobre o Colunista

Raisa Ramos
Raisa Ramos

Raisa Ramos é jornalista, autora do blog Algum Lugar Etc., apaixonada por cidades, viagens e fotografia / raisa.ramosp@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351