Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Leticia Borges
Leticia Borges

Leticia Borges é especialista em Língua Portuguesa, jornalista, professora e palestrante. / leticia.textos@gmail.com

Língua e letra

Como é que eu uso o "junto"?

O certo e o errado na hora de juntar as coisas | 07.07.14 - 18:44
Goiânia - A palavra junto pode exercer várias funções em uma oração de forma adequada. Mas tem aparecido com significados diversos do seu original e formado expressões que não são compatíveis com a norma culta da língua.

Explicando melhor: muita gente está inventando expressões com a palavra junto que não existem, deformando a língua e difundindo vícios de linguagem que devem ser evitados.

Vamos ver todos esses casos:

1) Junto pode ser o particípio irregular do verbo juntar, e nessa condição, assumir o papel de adjetivo. Como o adjetivo concorda em número e gênero com o substantivo que complementa, temos orações como:

- Juntas, as irmãs conseguiram todo o dinheiro.
- Os meninos foram juntos ao supermercado.
 
2) Junto pode ser advérbio, sinônimo de juntamente e ao mesmo tempo. Neste caso é redundante com a preposição com. Embora sejam extremamente comum orações como “ele foi junto comigo ao cinema” e “estava junto com a minha mãe na feira”, o advérbio nesse caso não passa de uma redundância, ou seja, repetição desnecessária. Devemos dizer “ele foi comigo ao cinema” e “eu estava com a minha mãe”. Bem melhor, não? Difícil é controlar a tentação de falar e escrever junto com, por causa do hábito. 

Incrivelmente o uso do advérbio junto é correto em orações em que aparentemente as coisas não se encaixam: “enviei junto dois contratos assinados”. Não seria enviei juntos? Não, porque não são os dois contratos que estão juntos, eles estão sendo enviados juntamente, estão juntamente relacionados a alguma outra coisa. Junto nesse caso é advérbio, invariável, e complementa o verbo.

3) O junto pode ser locução prepositiva quando acrescido das preposições a e de, e significam perto de, ao lado de:  Fique junto de mim. Comprou uma casa junto à minha. Esperei você junto do carro.

Mas é inadequado e muito comum o uso dessas locuções em orações como “solicitou o empréstimo junto ao banco” e “estava negociando junto ao clube”. Não faz o menor sentido dizer “solicitou o empréstimo perto do banco” ou “estava negociando ao lado do clube”. Solicitamos empréstimo ao banco e negociamos com o clube, sem inventar ou querer falar difícil (e errado).

4) Em seu uso menos confuso, junto é a conjugação do verbo juntar na primeira pessoa do singular do presente do indicativo: “eu junto meus pedaços e sigo em frente”. Junta está na terceira pessoa: “ela junta as peças do quebra-cabeça”.

5) Junta, além de verbo e adjetivo feminino, pode ser articulação, a separação entre pedras, tijolos e revestimentos, conferência de médicos, ajuntamento de pessoas ou de bois, e órgãos como Junta Comercial, Junta Conciliatória, Junta Militar, Junta Governativa.

6) Importante dizer que juntar e ajuntar têm o mesmo significado. E que juntada é o ato de juntar, sinônimo de junção.

7) Tamo junto é um jeito informal de se dizer estamos juntos, caso em que o junto é adjetivo.

Agora é só juntar as informações e separar o certo do errado.

* Cristiane Rezende e Nardja Rossana, juntas, sugeriram o tema desta coluna.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 05.11.2023 14:17 Bruno

    Qual o correto? Supondo duas meninas falando sobre elas: A gente foi junto ao cinema, ou a gente foi junto ao cinema?

  • 20.12.2020 19:45 Miranda

    Cuidado com absurdos sintáticos! Advérbios jamais completam verbos ´- essa é tarefa exclusiva de dois termos: os objetos direto e indireto! Advérbios são, a bem da verdade, termos acessórios que ACOMPANHAM o verbo, adicionando-lhe uma circunstância qualquer: tempo, modo, intensidade, etc.

  • 12.07.2014 12:06 Nardja Rossana Rocha Barros

    Amei as explicações e a forma discontraída como elas vem sendo colocadas, bem como a explicação com aplicabilidade no nosso dia a dia. Parabéns pela matéria!. Sinto-me honrada em ter sido mencionada,no que corresponde mais um dos exemplos, para reforçar o uso do palavra. Bjim

Sobre o Colunista

Leticia Borges
Leticia Borges

Leticia Borges é especialista em Língua Portuguesa, jornalista, professora e palestrante. / leticia.textos@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas