Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Mônica Parreira
Mônica Parreira

É jornalista graduada pela PUC Goiás / monica.parreira@aredacao.com.br

Histórias das Olimpíadas

1960: Jogos de Roma

Maior campeão do Brasil se despede do torneio | 24.07.16 - 12:50 1960: Jogos de Roma (Foto: COI)
Goiânia - Os romanos esperaram como ninguém pela oportunidade de sediar as Olimpíadas. Seria em 1908, mas a erupção do vulcão Vesúvio adiou o sonho por mais de 50 anos. A edição em solo italiano só foi acontecer em 1960. 
 
 
Tanta expectativa gerou um evento brilhante, com infraestrutura que contou até com a construção de um aeroporto. Por opção, os romanos incluíram pontos turísticos para receber algumas provas. A iniciativa tinha como objetivo lembrar que Roma já havia recebido as Olimpíadas ainda na Antiguidade. Lutas livres, por exemplo, foram disputadas na Basílica de Constantino.
 
Destaques e curiosidades
A beleza dos Jogos de Roma foi transmitida mundialmente pela televisão. A rede norte-americana ABC comprou os direitos para estender o serviço aos Estados Unidos. A tecnologia foi considerada um avanço: as fitas de vídeo eram enviadas por avião até Nova York e só então poderiam ir ao ar.
 
Maior nome da seleção brasileira, o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva marcou presença nos Jogos de Roma, mas sequer chegou perto de uma medalha. Sua despedida da competição foi marcada por aplausos da torcida depois de não conseguir vaga no salto triplo.
 

(Foto: COI)
 
No basquete, a equipe brasileira faturou medalha de bronze. A mesma conquista aconteceu na natação, com Manoel dos Santos nos 100 metros livre. A delegação voltou para casa garantindo a 39ª colocação geral no quadro de medalhas.
 
Assim como na edição anterior, a grande campeã foi a União Soviética, com 103 medalhas. Os Jogos ocorreram de 25 de agosto a 11 de setembro de 1960. Foram 83 países participantes e mais de 5,3 mil atletas.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Mônica Parreira
Mônica Parreira

É jornalista graduada pela PUC Goiás / monica.parreira@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas