Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Camila  Lourenço
Camila Lourenço

Publicitária e social media / camilalourencosilva@gmail.com

Rolou no Twitter

BBB, Twitter e o impacto da opinião pública

Internet não é terra sem lei | 17.01.12 - 17:11
 
Há como falar sobre o que rolou no Twitter nos últimos dias e não falar em Big Brother Brasil? Resposta: não, não há.

Desde o início do BBB 2012, eu sabia que chegaria um momento em que todos estariam comentando algum assunto que o envolvesse, inclusive os que dizem odiá-lo. Só não imaginava, no entanto, que seria tão rápido.
 
Com menos de uma semana de início, o Big Brother Brasil virou tema não só no Twitter, como na maioria dos sites de notícias. Creio eu que todos já sabem, mas não custa relembrar: tudo começou porque um jovem, chamado Daniel, achou que não haveria nada de mais em fazer algumas “carícias” na garota que dormia (após uma noite regada a muita bebida), ao seu lado na cama. Talvez ele tenha se esquecido das inúmeras câmeras que estavam ao seu redor ou, talvez, não se lembrasse ainda, que haveriam milhões de telespectadores conectados na cena, mesmo sendo já alta madrugada. Pronto,  as “carícias” começaram lá e a revolta se instaurou aqui, no mundo real/online com inúmeras postagens revoltadas com o suposto estupro que acontecia naquele momento, ao vivo, sem que a emissora interferisse.

Várias hashtags sobre o tema foram criadas e #Danielexpulso chegou ao topo dos Trendings. Não vou entrar aqui no mérito se foi ou não estupro, até porque o resultado do exame de corpo de delito feito pela “vítima” ainda não saiu. O desfecho da história (até o momento) todos já sabem. Daniel foi expulso ontem do BBB por ter tido atitudes “que evidenciaram uma infração ao regulamento do programa,” afirmou o apresentador do programa, Pedro Bial.
 
O participante ter sido eliminado do jogo que premia o vencedor com um milhão e meio de reais mostra que a opinião pública, armada pelas redes sociais, tem efeitos. Mostra também como está cada dia mais interligada a vida real com a online, mas mostra ainda uma tendência perigosa e que talvez passe despercebida por muitos: a difamação/calúnia cybernética. Mesmo que fique comprovado que Daniel não “estuprou” Monique, essa sombra acompanhará o rapaz por um bom tempo. Não é certo o que ele fez, tampouco também os julgamentos antecipados que ocorreram não só no microblog, mas nas redes sociais em geral. 
 
Graças à comoção geral nas redes sociais, vários casos já tiveram uma atenção maior da justiça, alguns deles já citados aqui, na coluna. No entanto, há de se ter um certo cuidado ao sair acusando alguém precipitadamente na internet. Claro, todos nós, em algum momento, já expressamos nossa revolta quanto a alguma coisa ou alguém em perfis nas redes, mas uma coisa que não podemos esquecer é que não vivemos em uma terra sem leis. Que difamação e calúnia ainda são crimes.
 
Uma matéria recente diz que metade dos usuários das redes sociais correm risco de serem presos por crimes como “violação de direitos autorais, invasão de privacidade, processos por comentários difamatórios e ofensivos ou até incitação de tumultos”, dentre outras coisas.
 
Em 2011, a presidente Dilma Roussef encaminhou ao congresso o projeto de lei que estabelece princípios, garantias e deveres para o uso da internet no Brasil. A matéria ainda está aguardando avaliação da Câmara dos Deputados. Mas, enquanto isso, vale lembrar que não nos tornamos super heróis acima do bem e do mal quando acessamos nossos perfis na internet e que o mesmo tipo de cuidado e respeito às leis e pessoas que temos na vida real, deve ser trazido para a vida online. 
 
Dicas do dia:
 
- Saiba o que consta no projeto de lei quanto ao uso da internet no Brasil clicando aqui.
 
- Fique ligado: em protesto ao Stop Online Piracy Act (SOPA), que foi adiado por tempo indeterminado, a Wikipédia e alguns sites estarão fora do ar nesta quarta-feira.
 
- E, por fim, vá encontrar, dentre esses mil álbuns históricos e ótimos, alguma música pra abrandar seu dia:  (via @revistabula). 
 
Beijo e a gente se vê,
@cacau_mila

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 18.01.2012 06:21 Marcus Natir

    Eu simplesmente não entendo o que as pessoas pensam a respeito desse tal BBB. Mas como gosto não se discute...

Sobre o Colunista

Camila  Lourenço
Camila Lourenço

Publicitária e social media / camilalourencosilva@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351