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26.06.2024 00:57 Saulo Ribeiro
Modinha é um gênero que tive pouco contato, há não ser pela audição de "Modinha", de Heitor Villa Lobos. E também pelo LP da Maria Augusta Callado. E não sei até que ponto tem a ver com a composição "Uma Mulata Bonita", infelizmente o vídeo da reportagem está indisponível. Muitas histórias e divergências a respeito da origens. Menos ainda esperava que a influência básica seria o lundu e as arias italianas. A reportagem é bem estruturada ao falar sobre esse gênero. É possível saber com precisão sobre o que é a "Modinha".
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23.12.2016 13:32 Carlos Godinho
Parabéns professor, entendemos a construção do gênero musical com as explicações entre as diferenças entre o erudito e o popular e se é de origem portuguesa ou brasileira e as trinta peças da coleção apresentam motivos curtos e, na maioria das vezes, sincopados. Há nelas uma variedade de esquemas formais, com a predominância da Forma Binária. Também, pode-se observar nessas composições, uma diversidade de fórmulas de compasso, embora a grande maioria revele uma escrita em compasso binário. Belo trabalho... Carlos Augusto Costa Godinho
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23.12.2016 02:58 Beatriz
Parabéns Professor! Excelente esclarecimento sobre os dois gêneros apresentado. Texto bem claro, com uma leitura entendível, nos ajudando a esclarecer dúvidas. ( Beatriz da Silva M. )
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16.12.2016 21:41 Douglas Martins Sá
Ouvindo algumas modinhas aqui fiquei muito impressionado com as harmonias de uma em específico "Estas lágrimas sentidas" de Joaquim Manoel de Câmara. Texto esclarecedor! (Douglas Martins Sá)
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16.12.2016 09:54 Ruth de Almeida Oliveira
Foi abordado de forma clara e objetiva os dois gêneros musicais "A Modinha e o lundu". Para alguns estudiosos esses dois gêneros são confundidos por serem distintos. O “lundu” é considerado um gênero mais sensual, satírico e musicalmente, mais próximo dos batuques dos negros. Não se sabe ao certo se a Modinha é de nacionalidade portuguesa ou brasileira. Com isso, há incertezas quanto à procedência desse gênero musical, se Erudito ou Popular. Sabe-se que esteve em evidência, tanto em Portugal quanto no Brasil, a partir da segunda metade do século XVIII. No vídeo: É delícia ter amor, da coleção "Modinhas do Brazil" é notório características de ritmos sincopados e motivos curtos. Possui uma variedade de esquemas formais, com a predominância da Forma Binária. É perceptível um equilíbrio na escolha da tonalidade maior/menor. Além disso, enquanto algumas modinhas trazem acompanhamento claramente escrito para violão ou viola de arame, outras possuem um baixo contínuo, mais adequado ao cravo. (Ruth Oliveira).
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16.12.2016 09:31 Kesyde Sheilla
O texto é ótimo para entendermos o gênero modinha, sua formação e importância pra música brasileira. Texo de fácil leitura q contém informações interessantes e essência. Parabéns! Kesyde
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16.12.2016 02:48 Lucas Teodoro
Ótimo texto, nos faz refletir e admirar o quanto a modinha foi fundamental para o crescimento musical de toda uma população. Muito interessante relatar essa junção com a música da cultura europeia, com a música brasileira, nos fazendo admirar todo um contexto histórico. Por: Lucas Teodoro
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16.12.2016 01:47 Pedro Henrique S.Ribeiro
Após a vinda da família real para o Brasil qual foi o destino da modinha em Portugal ?(Pedro Henrique S.Ribeiro)
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16.12.2016 01:03 Gabriel Bruno
Texto bastante claro sobre a modinha. Abrange um grande leque de sentidos e significados, todos eles nos mostrando quão prazeroso é de algum modo fazer parte de uma sociedade que à algum tempo vivia isso de perto. Uma linguagem e compreensão facilitada do texto, nos remete à uma boa leitura e um ótimo entendimento sobre o assunto, tornando assim a leitura mais prazerosa. Gabriel Bruno!
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15.12.2016 22:47 Amanda Kelly Dias
Achei interessante sobretudo a parte em que se alega que a viola de arame seria a "avó" da nossa querida viola caipira que se difundiu no interior de todo Brasil, e talvez seja uma das maiores marcas da nossa música. Mas essa é só uma das características que ligam a modinha brasileira à mais recente moda de viola. A música feita pelos sertanejos do Brasil também apresenta melodias simples, dueto geralmente em terças, além do acompanhamento de viola... É bem difícil, quiçá impossível, traçar a genealogia de uma gênero musical, mas não se pode negar as semelhanças entre uma e outra. Amanda.
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11.12.2016 21:19 RACHEL DE ALMEIDA OLIVEIRA
É um texto que contribui com a construção do gênero musical com explicações detalhadas entre as diferenças da música erudita e popular. Vale retratar a distinção entre o Lundu e a Modinha que são dois gêneros de extrema importância para o conhecimento musical. Parabéns! - Rachel Oliveira7
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11.12.2016 19:07 Andrey Dias Lopes
Parabéns pelo texto Othaniel. Nos livros de história da música pouco se fala sobre a modinha. O pouco que sabia das modinhas li em uns artigos e textos da internet sobre a música no século XIX. Eu achava que a modinha era brasileira com influência da ópera italiana, pois ate então só conhecia a modinha de Carlos gomes "Quem sabe"?. Suas publicações sempre esclarece várias duvidas e tem citações de grandes pesquisadores da atualidades como neste texto (paulo castagna, o crítico Mário de andrade), e isso dá mais credibilidade as suas pesquisas e publicações! Estou aguardando a continuação do texto sobre a modinha! por: Andrey Dias
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10.12.2016 20:43 Pedro V. A. Gonçalves
Um texto muito esclarecedor, apresentando muitas informações que não tinha conhecimento. E a apresentação da modinha brasileira em Portugal a mais intrigante, nos dando uma ideia do surgimento do estilo brasileiro. Pedro Vinicius
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10.12.2016 01:43 Henderson Rocha
A análise da historicidade abordada torna relevante a valorização do desenvolvimento do gênero musical no campo musicológico, bem como na cultura musical brasileira proveniente dos países europeus. Inicialmente, pertencente a semicultura da classe burguesa, posteriormente popularizou-se apresentando semelhança de aspectos rítmicos com o lundu. Segundo o relato, de gênero livre, a modinha é a fusão entre a canção portuguesa com elementos musicais da cultura popular brasileira.
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09.12.2016 14:22 kennedy Rodrigues Ribeiro
Eu conheci o Mestre Othoniel quando fui aluno dele lá na UFG. Sempre muito estudioso da historia da musica, ele apresentava em cada aula grandes conhecimentos. Nesse texto sobre a modinha não é diferente, percebe-se o capricho e como foi imensa a pesquisa que ele realizou para escrevê-lo. Para quem não é da área o texto revela grandes nomes da pesquisa na historia da música: Bruno Kiefer, José Ramos Tinhorão, Mário de Andrade e Paulo Castagna, são autores que depois de pesquisados percebe-se a imensa riqueza musical que o Brasil tem. por RIBEIRO, Kennedy Rodrigues. Comentário sobre Modinha. Goiânia, 09/12/ 2016.