Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Bia Tahan
Bia Tahan

Jornalista / bia@palavracom.com

Metrópole

O descontrole do ego

Bom senso e autocrítica nunca caem de moda | 25.01.12 - 15:50
Com a vida cada vez mais exposta em blogs, redes sociais e afins, o bom senso virou um bem mais valioso do que ouro. Compartilhar fotos de uma viagem, festa, o filhinho fofo, o bebê recém-nascido e outros acontecimentos bacanas dá ibope e seus amigos vão curtir com você essas pequenas ou grandes alegrias.

Já transformar sua página social em um diário ou, pior, em um confessionário virtual são outros quinhentos. Seus 4 mil contatos no Facebook não precisam saber que seu marido te traiu ou que você está vivendo a base de antidepressivos. Desnecessário também é qualquer tipo de discussão ou lavagem de roupa suja pela net. Brigou com fulana? Não precisa descer o pau na víbora no seu post para ficar com a razão. É deselegante e pode dar processo.

Além das redes sociais, os blogs dariam assunto para mais de uma coluna. Obviamente, existem blogs com conteúdo incrível, normalmente especializados em alguma área como gastronomia, viagem ou moda. Poderia citar vários dos quais sou leitora assídua mas, para não ser injusta com ninguém, melhor o silêncio.

Por outro lado, é preciso reconhecer que a grande maioria dos blogs é especialista apenas em um assunto: o próprio ego. Algumas blogueiras se julgam exemplo de bom gosto e elegância. E dá-lhe fotos das mesmas quase sempre com o bordão “look do dia” para ser copiado por todas suas 20 seguidoras fieis. Isso quando o look do dia não é um exemplo de mau gosto, cafonice e falta de noção total. Despreparo, falta de assunto ou apenas ego descontrol?

A grande maioria desses blogs é pura cópia de sites especializados.  Sem contar os assassinatos diários que a maioria comete com o nosso português.

Quem se propõe a escrever um blog bacana tem que, no mínimo, se preparar e respeitar as regras básicas da nossa gramática. Gostar de um assunto - seja moda, gastronomia, viagem ou cinema – não é o bastante para fazer de ninguém um especialista. Por outro lado, correr atrás, pesquisar, estudar e se interessar verdadeiramente pelo tema da sua paixão, sem dúvida alguma vai fazer o seu blog se sobressair em relação a tanta bobagem que existe atualmente na net. Conteúdos originais e informativos sempre serão bem aceitos e nunca caem de moda.

Bom senso e autocrítica também não.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 17.04.2012 08:19 Antonio Colin

    In the form of compared to <a title="polo ralph lauren" href="http://www.poloralphlaurenjackets.com/">polo ralph lauren</a> shirts, t-shirts or simply to stay more precise, printed t-shirts usually <a title="cheap ralph lauren polo" href="http://www.poloralphlaurenjackets.com/">cheap ralph lauren polo</a> are comfortable for an individual's body and also give your stylish look to your ultimate personality. Usually people wear shirts the time these folks have to leave <a title="ralph lauren polo" href="http://www.poloralphlaurenjackets.com/">ralph lauren polo</a> to office also attached to any specific more formal <a title="cheap ralph lauren" href="http://www.poloralphlaurenjackets.com/">cheap ralph lauren</a> occasion. But <a title="cheap ralph lauren shirts" href="http://www.poloralphlaurenjackets.com/">cheap ralph lauren shirts</a> then, because they can perhaps may be at home plus by using friends, these products prefer wearing t-shirt.

  • 04.02.2012 11:37 Carlo Batistella

    Ótimo texto Bia! Principalmente com relação às redes sociais (será que o plural ainda é necessário?), muita gente menos abobalhada e com o ego mais domado já começa a sentir repulsa do uso desmedido dessa ferramenta. Deveriam mudar o nome para "circos sociais".

  • 29.01.2012 04:50 Thais Fleury

    Total!!!!

  • 27.01.2012 09:43 adriano rocha de paula

    Começar o dia com excelente texto não tem preço!! Bom fim de semana e que Nossa Senhora da Internet nos cubra de luz e aos outros também!! Beijos Adriano

  • 26.01.2012 12:52 reilse unes carim

    muito bom seu comentário.

  • 26.01.2012 10:43 Bia Tahan

    obrigada a todos pelos comentários e leitura. Você tem razão Otávio, a mediocridade não é privilégio das mulheres blogueiras e minha coluna não é direcionada a apenas um gênero. Todos leitores são muito bem vindos, assim como comentários construtivos. beijos

  • 26.01.2012 08:37 vanessa de oliveira silva

    É isso ai!!!!!

  • 25.01.2012 08:13 Anapaula

    Virou modinha entre as desocupadas e um saco entre os que tem mais o que fazer, recebo diversos links que ocupam meu e-mail e junto mensagens apelativas e chatinhas, tipo: visite meu blog. Daí quando vc entra, por mera caridade, se depara com coisa alguma e sente um misto de vergonha alheia e pena. Confesso que não dou credibilidade nenhuma as blogueiras. A leitura que faço são de pessoas que querem se promover, ganhar as roupas que vestem com a justificativa de estabelecer parcerias. Tenho uma teoria: as blogueiras não tiveram diário na infância e adolescência, daí resolvem escrever sobre coisa alguma com letras piscantes que mais parecem espaços carnavalescos virtuais.

  • 25.01.2012 06:00 Fabrícia Hamu

    Bia, concordo com tudo, principalmente com a parte da transformação do Face em muro das lamentações e revista Contigo. É uma pena que bom senso seja acessório opcional e não venha de fábrica. Beijos e parabéns!

  • 25.01.2012 05:26 otavio de souza

    Gostei do texto, ou melhor me permita fazer um comentário... Vc Não escreve só para mulheres... Escreve para homens também. Então não cabe falar em blogueiras, somente.

  • 25.01.2012 04:39 sergio

    Blogueira Shame que o diga.

Sobre o Colunista

Bia Tahan
Bia Tahan

Jornalista / bia@palavracom.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas