Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Se a pochete é brega, eu não me importo

A praticidade da pochete é sua grande virtude | 14.02.12 - 11:16

 

Não entendo como determinadas coisas ganham a identificação com o brega e não conseguem mais se livrar desse estigma. As pessoas passam a repetir por que já ouviram e não refletem qual a real razão por acharem determinado produto brega. Definitivamente, não é algo racional. Um exemplo do que se tornou um consenso de breguice é a pochete. Não sei por que cargas d'água, todos abominam a pochete. Vou confessar uma coisa: eu uso pochete. Talvez fosse menos constrangedor assumir algum tipo de tara sexual exótica do que o gosto pela pochete. Esse é o novo mundo, seja bem-vindo.

 

Pochete é um item super prático. Quando estou com uma calça que tem bolso pequeno, a pochete entra em cena e cumpre sua função com louvor. Se a bermuda não tem bolso, sem problemas! Saco minha pochete e a vida segue. Onde carregarei chaves, carteira, pen drive, óculos, celular e todas tranqueiras que normalmente vão nos meus bolsos? Naquela útil bolsinha amarrada na cintura. E quando estou com preguiça de prender ela abaixo do umbigo, carrego no ombro, a tiracolo. Sem nenhum constrangimento, sigo minha vida com minha pochete. Feliz como só eu consigo ser.

 

É preciso dizer que os embates existem. Já tive namorada que fez cara feia e ameaçou terminar o relacionamento. Já tive amigas que perguntaram o porquê de usar uma pochete. Já virei chacota em uma rodinha de conhecidas. O problema é que a facilidade que a pochete proporciona é maior do que as pequenas pedras no caminho. Chegar na casa de alguém, tirar a pochete e, na hora de ir embora, pegá-la sem o receio de ter deixado algo para trás tem um preço inestimável. Não ficar preocupado se a chave ficou para um lado, a caneta para outro e o celular em outro é o que importa nessa hora.

 

E, cá entre nós, a pochete é muito mais prática e confortável do que as bolsas femininas. Bolsa é grande, bolsa pesa, bolsa pode ser de um espalhafato de ruborizar até mesmo a Lady Gaga. Não sei por que diabos as mulheres implicam com as discretas pochetes quando parecem nômades carregando tudo quanto é badulaque em suas bolsas. Falta coerência nessa cobrança aí, né?

 

Na adolescência, quando nossa insegurança bate na estratosfera, eu ainda me preocupava com a opinião alheira – em especial, a feminina. Me esforçava para ficar o mais próximo do convencional. Mas eu não tinha muito cacoete para isso. A excentricidade estilística me seduziu cedo. Com o passar do tempo, a coisa fica mais tranquila ainda. A idade chega e essas preocupações imberbes se transformam em simples memória. Não deixo de usar nada que me faça sentir melhor ou mais confortável por que vão achar brega. Louco é quem me diz que não é feliz, como os Mutantes me ensinaram muito bem.

 

E eu preciso comprar uma nova pois o zíper da minha está nas últimas. Você teria alguma dica de onde posso comprar uma pochete astral novinha?


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 06.04.2014 18:04 Sebastiana Martins Azevedo

    Você está certíssimo meu amigo. Meu marido também gosta de usar pochete e é muito criticado por isso mas ele não dá confiança, e eu o apoio.Até porque ele é um ser humano maravilhoso, afinal é isso que conta não é mesmo? Abs

  • 17.12.2013 11:18 Almeidão

    Isso aí cara!! Gostei do texto !!! Uso pochete há 23 anos e pouco me lixo para o que os outros pensam !!!

  • 07.06.2013 13:25 Luara Colherinhas Castejon

    ótimo!! Adorei !! Acho ridículo esse povo que "abominam" pochetes ... eu não vejo problema algum, se a pessoa se sente confortável assim o que q tem?? e outras coisas que as menianas acham que não está na moda e etc.. não existe essa coisa de moda , é vc quem faz a sua moda! e vc comentou q sua namorada já chegou a ameaçar a terminar por causa disso.. meu Deus kkkk achei um absurdo .. meu namorado usa e eu não acho nada de mais! Obrigada http://www.facebook.com/LuaColherinhas

  • 11.01.2013 12:48 Antonio

    Em outro item do Google que achei pedi sua autorização para colocar seu link no meu perfil do Facebook, mas recebi um 404. Neste aqui percebi que meu pedido já foi postado. Se vc não concordar eu tiro.

  • 11.01.2013 12:22 Antonio

    Posso postar teu link no meu perfil do Facebook? A propósito compro minhas pochetes na Rua Teodoro Sampaio, aqui em São Paulo. Uma delas chama-se SóCourus. Há outras.

  • 23.12.2012 21:47 Renato Souza

    Gostei muito do artigo. Não uso, mas não teria problema em usar, não me importo com a opinião dos outros se estou me sentindo bem. A maioria do preconceito vem de algumas mulheres, que tem seus artigos utilitários mas não nos permitem também possuir, que se explodam!!!!!!

  • 15.12.2012 12:39 Gilson Trindade

    Uso pochete,há muito tempo sou alvo de criticas e brincadeiras de mau gosto dos colegas,mas não me importo com as criticas desconstrutivas,eles só vivem se queixando que perderam algo que caiu do bolso,dinheiro,documento,celular etc... eu nunca perdi nada graças a santa Pochete,vou a praia,ao teatro,a igreja sempre com as minhas velhas e boas pochetes.E sou muito Feliz,isto que me importa.Abraços

  • 13.09.2012 13:20 Anderson Rafael de Lima Neris Reis

    Hoje eu sofro com a descriminação com minha ecobag. Acho que se enquadra bem no seu exemplo.

  • 13.09.2012 13:18 Erasmo

    Não quer pochete, vai de "cartuchêra"! Pochete ficou brega na boca de quem tinha vergonha de falar uma rima como "pochete".

  • 17.04.2012 01:35 Hioki

    Eu uso pochete e sou um grande fã de tal acessório, concordo com o artigo e, ou você sossega ou eu vou ter que te sossegar.

  • 23.02.2012 09:46 neto

    concordo; também uso; e o mesmo se diga do celular preso no cinto da calça, também uso; acho mais prático;

  • 23.02.2012 09:45 neto

    concordo; também uso; e o mesmo se diga do celular preso no cinto da calça, também uso; acho mais prático;

  • 23.02.2012 09:45 neto

    concordo; também uso; e o mesmo se diga do celular preso no cinto da calça, também uso; acho mais prático;

  • 23.02.2012 06:53 tuca

    Uso desde os 15. Ja se vao 25 anos com elas, e nao pretendo aposenta-las nunca. Otimo texto, faço das suas as minhas.

  • 15.02.2012 03:57 Ana Carolina

    Sempre quis fazer um texto desses! Nunca entendi a birra das pessoas com uma coisa que nao é feita pra ser bonita: é feita pra ser útil, e é MUITO útil, principalmente pra homens. No mundo feminino, duas coisas andam me irritando: dizem que mulher nao pode descolorir na praia ou no clube porque é brega. Só que descolorir ao sol agiliza muito mais as coisas. Na praia entao, com ajuda do sal, descolore em 5 minutos! No banheiro da sua casa, que é como dizem que "deve ser", vc passa meia hora pinicando loucamente. "Pinico, mas nao sou brega". Problema seu minha filha! Quem nao quiser me ver besuntada de creme descolorante, que olhe pro outro lado! E o mesmo acontece com marquinhas de biquini. Mulheres praticamente pagam peitinho só pra nao ficar com a "marquinha" aparecendo. E qual é o problema da marquinha? Mostra que vc esteve na praia/clube/pegou sol. É errado isso? Enfim, tenho uma pregui eterna de gente que taxa fulando ou ciclano disso e daquilo, só porque ele escolheu ser prático ao invés de ficar querendo posar de bonito na frente de terceiros. Amei o texto!

« Anterior 1 2 Próxima »

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351