Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Declieux Crispim
Declieux Crispim

Declieux Crispim é jornalista, cinéfilo inveterado, apreciador de música de qualidade e tudo o que se relaciona à arte. / declieuxcrispim@hotmail.com

Cine qua Non

O Milagre das Novas Vidas em Frank Borzage

| 28.08.17 - 10:55

Goiânia - O paradoxo indelével de, no amor, duas almas se tornarem uma por meio de uma ligação espiritual que emana feixes a fim de tornar a existência humana mais doce e serena diante de uma realidade fria e pragmática se faz presente de modo inesquecível em Estrela Ditosa (1929), a obra-prima de Frank Borzage, um melodrama envolto em cenas lindíssimas, exerce um poder desmesurável em cada fotograma, um espelho daquilo que confere uma estupenda capacidade intrínseca ao poderio que a sétima arte pode legar. Como o magnânimo sentimento que alimenta os personagens, a película de Borzage é uma ode ao amor, não só pela humanidade, mas pelo cinema, afinal os filmes são a representação da vida, ou talvez até maiores do que ela própria. Uma obra perdida que ressuscitou após um longo período perdida, até que a abençoada Cinemateca de Amsterdã a redescobriu na década de 90.
 
A recente afirmação de Clint Eastwood de que os filmes devem ser emocionantes, não intelectuais, pode ser comprovada através de grandes mestres, especialmente, aqueles que se dedicaram ao melodrama como Douglas Sirk e o próprio Borzage. Há uma perfeita sintonia, algo raríssimo no cinema americano atual, entre o casal interpretado por Janet Gaynor (Mary Tucker) e Charles Farrel (Timothy Osborn). A narrativa se passa durante o ano de 1917, nalgum canto da Nova Inglaterra. O cenário é composto por algumas cabanas em meio a colinas permeado por um clima frio recorrente.
 
O encontro das almas gêmeas se dá a partir de um fato inusitado. Ao alto de um poste, Tim, que chegou à cidade juntamente com a luz elétrica, está a realizar um reparo em qualquer coisa quando avista uma arrojada moçoila.
 
Ela é acusada de roubar uma moeda e, quando o fato é comprovado, Tim a pega no colo e desfere uma série de palmadas em suas nádegas. Se em Singularidades de uma Rapariga Loura (2009), de Manoel de Oliveira, o casal rompe o relacionamento a partir de um roubo cometido pela garota, em Estrela Ditosa o roubo de Mary representa o princípio de uma série de transformações pelas quais a personagem irá passar, culminando em uma sequência belíssima quando Tim utiliza-se de um balde para dar um banho em Mary - uma espécie de purificação de sua alma -, uma cena que promove uma brusca ruptura, de morena à rapariga se torna loura com o auxílio de ovos, extirpando seus pecados.
 
Quando Tim descobre que a América entrou em guerra, ele logo parte para ela. Do abjeto conflito bélico, retorna paralítico. Mary se entristece, mas Tim lhe promete voltar a andar em uma ocasião especial. É possível traçar um paralelo entre a guerra e o comportamento tacanho da mãe de Mary que a obriga a se afastar do aleijado para se relacionar com um sargento endinheirado. Tim havia dito que a ocasião especial para voltar a andar seria ou casamento ou morte. Quando vem à tona que Mary partirá com o sargento, Tim se ilumina e, em uma luta contra o próprio corpo, retorna a andar. O poder do amor o traz de volta à vida. Tim parte, então, a uma longa jornada à procura da amada para impedir que ela seja levada em meio aos percalços como o frio, a distância, a dificuldade de caminhar - tudo em nome do amor -, conseguindo chegar à estação antes que sua amada vá embora com o sargento. A magnitude do amor corrobora o milagre das novas vidas.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 28.08.2017 19:02 Flávia Carelli

    Que texto maravilhoso!! Como sempre impecável! Excelente leitura toda segunda! Eu não assisti o filme, vou assistir!!!! Parabéns, Declieux Crispim!

Sobre o Colunista

Declieux Crispim
Declieux Crispim

Declieux Crispim é jornalista, cinéfilo inveterado, apreciador de música de qualidade e tudo o que se relaciona à arte. / declieuxcrispim@hotmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas