Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Declieux Crispim
Declieux Crispim

Declieux Crispim é jornalista, cinéfilo inveterado, apreciador de música de qualidade e tudo o que se relaciona à arte. / declieuxcrispim@hotmail.com

Cine Qua Non

De Olhos Bem Fechados

| 08.01.18 - 08:45 De Olhos Bem Fechados (Foto: Divulgação)
 
Goiânia - De Olhos Bem Fechados, a derradeira obra-prima do genial Stanley Kubrick, uma película com uma enorme densidade atmosférica cujos olhos estatelados e hipnotizados pela lente cinematográfica do mestre deixa o expectador grudado à tela, imerso naquela fantasia onírica da qual as personagens estão submetidas, calcada em uma sensualidade de corpos exuberante, numa aventura que expõe o lado primitivo humano e sua promiscuidade, ao passo que a banda sonora, sobretudo quando as teclas do piano causam uma sensação de desconforto, sugerindo algo macabro e oculto.
 
Alice (Nicole Kidman) e Bill (Tom Cruise) aparentam ser um casal perfeito. Ela é curadora de arte, enquanto ele, um respeitável médico. O casal se apronta e parte rumo a uma pomposa festa. Alice conhece e flerta com um sedutor homem, enquanto seu esposo se engraça com duas belas mulheres. Durante o evento, Bill desaparece para socorrer uma mulher drogada a pedido do anfitrião. Há posteriormente à festa uma revelação por parte de Alice que estremece toda a autoconfiança de seu esposo. Ela confessa a ele ter tido atração e fantasias sexuais com outro homem. Os diálogos entre o casal discutindo a relação não são nada menos do que primorosos.
 
Tal fato basta para que Bill passe a se condoer pelo ciúme levando-o a uma jornada noite adentro que o guia até o encontro com seu amigo de longa data Nick Nightingale (Todd Field) numa casa noturna que posteriormente, durante a madrugada, coloca Bill em uma suntuosa mansão que desmantela os segredos mais espúrios de uma alta sociedade que, travestidos por máscaras, praticam sexo irrefreavelmente sem qualquer pudor. Bill consegue entrar no recinto com uma senha conseguida através de Nick e, para tanto, em plena madrugada arruma uma fantasia para se embrenhar naquele covil de segredos.
 
O pesadelo de Kubrick, a transformação pela qual Bill atravessa, a imagem de outro homem possuindo sua esposa em constantes flashes, insistindo em vir à tona, em perturbar a tranquilidade de outrora e de afundá-lo em uma crise sem precedentes semelhante à que ocorre com o personagem em Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo (1994), de Claude Chabrol. A parte técnica é irrepreensível como todo filme do diretor e, prolongar-se neste quesito, torna-se redundante. Não há como ficar com os olhos fechados ante a uma obra magistral que encerra a carreira de um dos maiores e que marca uma década incrível no cinema americano. Kubrick faleceu pouco após o lançamento deste que é um dos seus melhores filmes. Coincidentemente ou não, este período deflagra uma queda acentuada na qualidade dos filmes hollywoodianos. Definitivamente, ficar de olhos bem fechados não é uma possibilidade.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 08.01.2018 12:38 Flávia Bosso

    De olhos bem fechados é um filme maravilhoso, prende a atenção, uma direção fantástica, a música de fundo, o cenário, um suspense, as máscaras, tudo maravilhoso . Stanley Kubrick foi um dos melhores diretores que existiu. Parabéns, Declieux Crispim !!!! Excelente como sempre! Leitura maravilhosa toda segunda! !!

Sobre o Colunista

Declieux Crispim
Declieux Crispim

Declieux Crispim é jornalista, cinéfilo inveterado, apreciador de música de qualidade e tudo o que se relaciona à arte. / declieuxcrispim@hotmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas