Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Para smartphones e tablets

Aplicativo é novo favorito de 50 milhões de usuários

Aplicativo foi baixado por mais de 50 milhões | 21.04.12 - 09:00 Aplicativo é novo favorito de 50 milhões de usuários (Fotos: reprodução)
Yuri Lopes

Você está na fila do banco ou do supermercado e não pode fazer nada além de esperar. Errado. Desde fevereiro deste ano, você pode baixar o aplicativo Draw Something no seu smartphone ou tablet e desenhar para que seus amigos cadastrados no jogo adivinhem seus rabiscos e, posteriormente, você adivinhe o que for feito por eles. Ainda não conhece a brincadeira? Nunca ouviu falar? Mas cerca de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo já fizeram o download do joguinho e aprovam a alternativa durante o tempo ocioso.
 
Como jogar
Assim que você baixa o Draw Something, você tem a opção de encontrar amigos no Facebook que também já fizeram o download do aplicativo e começar a desenhar e tentar adivinhar os desenhos deles. Funciona assim: o jogo oferece três palavras para que você escolha uma para desenhar para seu oponente. Uma de baixa baixa dificuldade, outra de média e uma terceira, mais complicada. Após escolher a palavra, você deve desenhar na tela do seu smartphone ou tablet (o joguinho pode ser baixado tanto para aparelhos com sistema iOS da Apple quanto de celulares Android). Quando seu amigo vir o seu desenho aparecendo na tela dele, aos poucos, na mesma sequência que você o desenhou, ele precisa digitar a palavra referente aos rabiscos. Se acertar ou não, o seu contato está liberado para que ele faça um desenho de volta para você.
 

(Fotos: reprodução/Facebook)

O estudante de direito, Renato Cunha, 24 anos, baixou o aplicativo há duas semanas, indicado por uma amiga, e brinca com ele todos os dias. "Acho mais divertido desenhar do que tentar adivinhar os desenhos dos outros. Abro o aplicativo sempre que tenho um intervalo no meu trabalho ou quando quero relaxar um pouco", conta Renato, que usa o iPod Touch para praticar a arte do desenho.
 
Sucesso
A facilidade de uso, a interatividade, poder compartilhar suas telas desenhadas e o baixo custo fizeram do Draw Something um sucesso comercial para quem o vende e um hit entre os que gostam de novidades. O joguinho foi o último da empresa que o desenvolveu, a Omgpop, que estava quase falindo. Após cinco semanas disponível na AppStore, o aplicativo vendeu mais de 20 milhões de downloads. Ao completar 50 dias, foram registrados 50 milhões de pessoas que agora podem pintar e adivinhar à vontade.
 
Vendido a 99 centavos de dólar, o Draw Someething também tem uma versão gratuita, com anúncios e sem a opção de compartilhar os desenhos no Facebook e Twitter, serviço disponível na versão paga. A última atualização do jogo incluiu um botão de desfazer, que apaga o último traço feito na tela. Este recurso é uma boa, já que a maioria dos que usam o aplicativo admitem não ter talento para o desenho. A advogada Fernanda Perilo, de 25 anos, diz que não tem nenhuma prática com desenho, mas gosta do aplicativo porque é uma boa alternativa de distração e diversão. "Baixei o Draw Something há duas semanas, brinco com três pessoas e já tenho 100 pontos", explica.
 
Cada vez que você acerta uma palavra, pontos são acumulados na sua conta. Esses pontos podem ser trocados por mais opções de cores (além dos básicos traços em azul, amarelo, preto e vermelho) e a função de poder escolher mais palavras além das três oferecidas inicialmente pelo jogo. Às vezes isso se faz necessário mesmo, já que todas as palavras do jogo são em inglês.
 
É difícil, mas é bom
Renato Cunha lembra de quando apareceu a dica para desenhar a cantora Beyoncé. "Como que eu vou fazer um desenho da Beyoncé ou da Shakira? Só se eu desenhar uma bunda rebolando", questiona. Já a estudante de arquitetura, Paula Siqueira, 21 anos, diz que se viu em apuros quando teve que desenhar o músico Mozart. "Mesmo com dificuldade eu desenhei e a pessoa que brincava comigo ainda acertou, acho que por dedução", conta. Não tem nem um mês que Paula também usa seu iPod Touch para fazer desenhos na tela do aparelho. A estudante tem apenas quatro contatos e brinca todos os dias no joguinho. Já o designer gráfico Victor Rocha conta que, uma vez,
teve que suar para desenhar a Mulher-Gato. " Botei um 'I hate batman' ao lado e minha amiga acertou na hora", lembra.

 Além do caráter social, já que você precisa de pelo menos mais uma pessoa para poder brincar, o Draw Something tem na divulgação boca a boca um dos grandes trunfos. Amigos que ouviram falar do aplicativo baixam, começam a desenhar, adivinhar, a empolgação toma conta e logo todo mundo quer indicar para todo mundo. Renato, que ficou sabendo do aplicativo por uma amiga, indicou para mais quatro amigos. Um deles, Paula Siqueira. Os dois estão no nível 36, ou seja, cada um fez 18 desenhos que foram todos adivinhados. Victor usa seu iPad todos os dias para interagir com os seis contatos que mantêm na conta do jogo. "Gosto de jogar na hora da preguiça, deitado no sofá, esperando no aeroporto", conta. Victor baixou o Draw Something há pouco mais de um mês por determinação de sua namorada. "Ela praticamente me obrigou a baixar", brinca o designer.

Fãs brasileiros
Mesmo ainda novo, o Draw Something também é sucesso no Brasil. O jogo está entre os dez aplicativos mais baixados da AppStore brasileira. No fim de março, o aplicativo foi vendido por 180 milhões de dólares para a Zygna, a mesma empresa que desenvolveu outro jogo social, o FarmVille. A página do Draw Something no Facebook elenca vários desenhos enviados por usuários. Também é divertido ver a variedade de estilos e quantidade de detalhes que alguns jogadores usam em seus desenhos. Quase 1,5 milhão de pessoas já curtiram a página do aplicativo no Facebook.

Seja na fila do banco ou do supermercado, no intervalo do trabalho ou da aula, no celular ou no tablet, não há hora nem lugar certo para desenhar e tentar adivinhar os desenhos dos amigos no Draw Something.

Leia mais:
Pinterest - A rede social do momento

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 28.06.2013 23:05 kewin boemeke

    deixem eu joga

  • 21.04.2012 07:15 Mariana Cardoso

    Tô viciada nesse aplicativo!! Muito bom!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351