Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

A partir de 23 de abril

Quinteto Metais do Cerrado anuncia turnê em Portugal

Conheça um pouco mais sobre os músicos | 19.04.19 - 18:25 Quinteto Metais do Cerrado anuncia turnê em Portugal (Foto: divulgação)
A Redação
 
Goiânia - O Quinteto de Metais do Cerrado fará quatro apresentações em Portugal e a estreia da turnê será na terça-feira (23/4), na Universidade de Évora, que tem mais de 450 anos e fica a 134 quilômetros de Lisboa. 
 
O grupo goiano é formado pelos músicos Antônio Marcos Souza Cardoso (trompete), Marcos Botelho (trombone), Alessandro da Costa (trompete), Ester Oliveira (tuba) e Igor Yuri Vasconcellos (trompa).
 
A segunda parada da turnê será na Casa da América Latina, em Lisboa, na quarta-feira (24). Na sequência, no Conservatório de Música de Paredes, no norte de Portugal, na sexta-feira (26). O encerramento será na Universidade de Aveiro, em 29 de abril. Antes de cada concerto, serão realizadas palestras com a musicóloga Ana Guiomar Rêgo, que apresentará a origem e a história das modinhas goianas. 
 
O repertório do Quinteto de Metais do Cerrado dá ênfase à música goiana e brasileira e se diferencia por apresentar resultado performático de alto nível artístico e estético de suas atividades de pesquisas, solistas e didáticas. Depois da turnê em Portugal, o grupo fará uma série de apresentações em Goiás.  
 
O grupo, que é formado por solistas atuantes, professores e pesquisadores, tem se apresentado nos principais espaços musicais e Festivais de Música do Brasil e no exterior. O projeto conta com apoio da Lei Goyazes e a produção é de Fernanda Botelho.
 
Calendário das apresentações:
 
23 de abril - 18h30
Universidade de Évora
 
24 de abril - 21 horas
Casa da América Latina (Lisboa)
 
26 de abril - 18h30
Conservatório de Música de Paredes
 
29 de abril - 18h30
Universidade de Aveiro
 
 
Sobre os músicos
 
Antônio Marcos Souza Cardoso
Professor de Trompete da Universidade Federal de Goiás. Ocupou por 20 anos a posição de Primeiro Trompete da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. Como solista, apresentou os concertos para trompete de Haydn, Neruda, Handel, Bach, Copland, Ketting e Curnow.
 
Marcos Botelho
Possui graduação em Música Trombone e mestrado em música pela UFRJ. Atualmente é professor de Trombone e Música de Câmara na Universidade Federal de Goiás e doutor em Música (Pedagogia da Performance), pela UFBA. Tem desenvolvido pesquisas sobre as Bandas de Música, e o ensino de trombone no Brasil.
 
Alessandro da Costa
Possui o curso de licenciatura em música pela Universidade Federal de Goiás e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Atualmente é professor do Instituto Federal de Goiás.
 
Ester Oliveira
Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora de musicalização e iniciação instrumental no Colégio Militar do Estado de Goiás - Unidade Polivalente Vasco dos Reis.
 
Igor Yuri Vasconcellos
Começou os estudos de trompa na escola de música da UFRJ e ficou por quatro anos na OSB Jovem. Foi contratado da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente ocupa o cargo de trompa solista da Orquestra Filarmônica de Goiás.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351