A Redação
Goiânia - O arquiteto e designer Leo Romano lança em Goiânia, nesta quinta-feira (21/11), a sua quarta coleção de móveis, que busca elegância e identidade em um desenho de poucas linhas. O lançamento da coleção 'Preto e Branco' será às 20h, no AZ Armazém da Decoração, no Setor Sul.
De acordo com Leo, suas peças ganham autoria e autonomia no momento em que seu traço expande o que já foi decifrado. Na descrição do trabalho, o móvel é tido como testemunho do desenho do caderno, no qual é a manobra do gesto quem confere personalidade à peça.
Ainda assim, para Leo prevalece a força do mínimo. Não há economia de ideias, mas formas resumidas passíveis da compreensão imediata de todos nós. O arquiteto nomeia a coleção com o nome das cores mais democráticas do nosso cotidiano, lembrando inúmeros objetos, itens e utensílios reconhecíveis. No afeto, Leo Romano alude às cores de um de seus cães: a dálmata Alice.
A coleção Preto e Branco mantém o aspecto escultórico e exalta a tridimensionalidade dos desenhos, além de demonstrar um pensamento maduro, desprovido de excessos e organizados de forma elegante.
Leo Romano faz do seu design uma linguagem visual na qual a geometria é a essência das linhas. Conceitualmente, subtrai uma parte de um cilindro de madeira, tornando a forma uma escultura. Define esta peça como o elemento mais simbólico da coleção. Esta forma se funde no conjunto e exige delicadeza para sua percepção.
O desenho das linhas interage com a forma final, deixando nítida a intenção poética concebida com uma minimização de traços e matéria prima.
Daí surgem sofás, mesas, cadeiras, banquetas e objetos de menores dimensões, como cabides, bandejas e caixas. Aos olhos menos atentos, Leo é conservador. No íntimo, define o simples de modo revolucionário.