Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Patrimônio Histórico

Iphan autoriza restauração do Pórtico no Campus Goiânia do IFG

Recursos são do Fundo de Arte e Cultura | 09.03.20 - 15:09 Iphan autoriza restauração do Pórtico no Campus Goiânia do IFG (Foto: Divulgação)
A Redação

Goiânia - O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) emitiu na última semana autorização ao Campus Goiânia, do Instituto Federal de Goiás (IFG), para obras de restauração do Pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia. A Diretoria-Geral do câmpus aguardava o aval do órgão para dar início às obras. A expectativa é que seja inaugurado durante as festividades de aniversário da unidade, também celebrado no dia 5 de julho.
 
A documentação analisada pelo Iphan se refere ao memorial descritivo que conta com informações técnicas sobre a estrutura do pórtico, bem como suas atuais condições, e conta com estudos do professor Oswaldo Cascudo, da Universidade Federal de Goiás (UFG). O levantamento foi possível após contratação, pelo Câmpus Goiânia, de empresa que se responsabilizou pelos estudos que culminaram no memorial, enviado em 26 de dezembro de 2019 ao Iphan. 
 
Com a aprovação integral das intervenções de restauro, agora o Câmpus Goiânia do IFG contatará a empresa responsável pela execução das obras, Elysium Sociedade Cultural. Segundo a diretora-geral do câmpus, professora Maria de Lourdes Magalhães, ter o sinal positivo do Iphan para a revitalização do Pórtico é uma vitória. “Isso é uma luta também das demais gestões. É uma conquista de todos, não somente das gestões, mas de todos os servidores que há quase uma década estão envolvidos nessa luta”, reforça.
 
A previsão é que todo o processo de restauro dure aproximadamente três meses, conforme cronograma emitido pela Elysium. Os recursos para o custeio das intervenções foram viabilizados pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.
 
O Pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia foi construído especialmente para a Exposição Cultural Econômica da Capital, em 5 de julho de 1942. Ele integra, assim como os Blocos 100 e 200, a área do Câmpus Goiânia do IFG tombada pelo Iphan como um bem isolado e edifício público que compõe o acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco da cidade.
 
O tombamento ocorreu na época em que a Instituição era chamada de Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-GO) e refere-se a edificações erguidas na época da Escola Técnica de Goiânia.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351