Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

LIVE NO YOUTUBE

Projeto da UFG entrevista o acordeonista e pianista Chico Chagas

Transmissão será nesta sexta (2/10), às 17h | 30.09.20 - 20:16 Projeto da UFG entrevista o  acordeonista e pianista Chico Chagas (Foto: divulgação)
 
A Redação
 
Goiânia - O projeto "Piano e suas Perspectivas", desenvolvido pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), entrevista o acordeonista e pianista Chico Chagas nesta sexta-feira (2/10). A iniciativa propõe conversas com músicos sobre a importância do instrumento para arte e história. A transmissão será a partir das 17h, no canal da UFG no YouTube
 
Segundo a UFG, o projeto de extensão foi criado para oferecer aos alunos da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac-UFG) um contato mais aproximado com artistas durante o período de aulas não presenciais. 
 
Sobre o convidado
Chico Chagas é natural de Rio Branco. Filho, neto e bisneto de acordeonista, também estudou violão, baixo, trompete, clarinete, flauta doce e sax.
 
Licenciado em música pela Faculdade de Música do Espirito Santo (Fames) e pós-graduando em Gestão escolar e Especialização em didática do ensino superior, também estudou harmonia no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (Cigam), piano popular com o maestro Leandro Braga, piano jazz com o pianista italiano Dário Galante e técnica de piano clássico com o professor Breno Lucena (todos no Rio de Janeiro). 
 
Residiu na França, Alemanha e Londres. Esta última, onde morou a maior parte do tempo na Europa, e pôde estudar acordeon clássico com Romano Viazzani. Nessa mesma cidade, recebeu um convite para escrever um livro sobre o “Acordeon Latin Jazz” pelo professor Owen Murray, responsável pela cadeira de acordeon na Royal Academy of Music.
 
No Brasil tocou e gravou com renomados músicos como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Cássia Eller, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Alceu Valença, Trio Forrozão, Orquestra Sinfônica Brasileira, Adriana Calcanhoto, Marina Lima, Maria Bethania, Mú Carvalho, Moraes Moreira, Bezerra da Silva, Boca Livre, Pinduca, Genival Lacerda, João Bosco, Djavan, Erasmo Carlos e outros. Tem composições gravadas com Paulo Moura, Naná Vasconcelos, Trio Forrozão, Spok Frevo Orquestra entre outros. É diretor premiado com o show “Do Cóccix até o pescoço” da cantora Elza Soares. Tem 4 Cds gravados no Brasil e 3 em fase de finalização: em Tourino, Itália com o baterista Enzo Zirilli e o baixista Aldo Mela, e dois em Londres um com banda e outro em duo com o saxofonista Dave O’Higgins. Foi o vencedor do Kaunas Jazz Festival, Lituânia, 2009 com o melhor show de jazz ao lado do saxofonista britânico Dave O’Higgins (Frank Sinatra, Ray Charles, BBC Big Band entre outros).
 
Em 2019, foi jurado em cinco bancas onde presidiu duas no Premio Internazionale della Fisarmonica, o mais famoso festival de acordeon do mundo, em Castelfidardo, Italia. Esse ano foi novamente convidado para compor a banca de jurados na categoria Jazz. Atualmente dedica-se ao estudo do acordeon jazz e o acordeon brasileiro em toda sua essência, de norte a sul do Brasil e as suas mais diversas linguagens, além de apresentações em Duos, trios, com banda e solo.
 
O projeto
O "Piano e suas Pespectivas" é realizado pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Reitoria Digital e apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical e Universidade Nova de Lisboa. A equipe do projeto é formada pelos Pianistas da EMAC-UFG: Andréa Luísa Teixeira na coordenação, Maria Caroline Porto e Sérgio de Paiva.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351