Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Premiação ocorre no próximo domingo | 23.04.21 - 21:30
Judas e o Messias Negro (Foto: Divulgação)José Abrão
Goiânia – A cerimônia do Oscar 2021 ocorre no próximo domingo (25/4). No segundo ano da pandemia de covid-19, não tivemos como ir ao cinema: felizmente, boa parte dos filmes indicados nas principais categorias estrearam os serviços de streaming. Como não dá para assistir tudo, fizemos aqui a nossa listinha. Separamos os títulos imperdíveis que você já pode conferir do conforto do seu lar, assim como aqueles para você anotar e conferir assim que eles estiverem disponíveis no home vídeo.
Mank
Com dez indicações e dirigido por David Fincher, este longa estrelado por Gary Oldman é mais ou menos baseado na vida real de Herman J. Mankiewicz, roteirista por trás de Cidadão Kane, responsável por alterar o caminho do cinema e por começar a enterrar o star-system, abrindo espaço para o cinema como arte. O filme está disponível na Netflix.
O Som do Silêncio
Riz Ahmed é o primeiro ator muçulmano indicado ao Oscar de Melhor Ator por este filme, que também disputa a categoria de melhor filme. A trama acompanha um viciado baterista que descobre que está ficando surdo. Ele vai precisar de muita força de vontade e de uma extensa rede de apoio para dar a volta por cima, se adaptar e, principalmente, aceitar a sua nova vida. O filme está disponível na Amazon Prime.
Druk
Favorito ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, Druk acompanha um grupo de professores de ensino médio da Dinamarca que tentam testar uma teoria duvidosa: de que estar levemente alcoolizado melhora todos os aspectos técnicos e sociais da vida. Essa dramédia é divertida, envolvente e surpreendente. O filme pode ser alugado pelo YouTube.
Meu Pai
Do auge dos seus 83 anos, Anthony Hopkins dá um show completo de atuação ao interpretar um senhor idoso com Alzheimer avançado. O filme é baseado na peça de Florian Zeller e ele mesmo dirige o filme e o adapta para a telona. A produção é do seu amigo e premiado Yorgos Lanthimos de A Favorita e O Lagosta. O longa também disputa Melhor Filme. O filme pode ser alugado no YouTube.
Nomadland
Favoritíssimo ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor, este longa segue a fórmula que a cineasta Chloé Zhao tem usado em seus filmes passados: ela filma documentários como se fossem dramas de ficção, usando pessoas comuns como atores. Desta vez, ela foge um pouco da fórmula ao trazer a premiada Frances McDormand como ponte entre a ficção e a realidade. O longa acompanha a vida difícil de milhares de americanos que vivem em seus carros, sem uma renda ou casa fixa. Infelizmente, o filme ainda não está disponível em nenhuma plataforma brasileira.
Os Sete de Chicago
Dirigido e escrito por Aaron Sorkin, este longa reconta a história real de um julgamento hostil ocorrido em 1968. Forças do governo dos EUA usam do lawfare – a guerra através da Lei – para intimidar e condenar manifestantes pacíficos. O relato é tão inacreditável e angustiante quanto é injusto. O filme está disponível na Netflix.
Judas e o Messias Negro
Também uma história real em 1968, a trama acompanha o malandro William O’Neal, que se torna informante do FBI para não ser preso. Sua missão: se infiltrar no Partido dos Panteras Negras e espionar Fred Hampton, considerado herdeiro de Malcolm X e Martin Luther King na luta por igualdade nos EUA. O enredo, como o nome diz, acompanha até a derradeira traição de O’Neal, em 1969, quando Hampton foi assassinado pelo FBI, a mando de J. Edgar Hoover. Além disso, este é o filme de estreia do diretor Shaka King. Por viver Hampton, Daniel Kaluuya é favoritíssimo ao Oscar de Melhor Ator. Infelizmente, o filme também ainda não saiu por aqui.
A Voz Suprema do Blues
Baseado em uma peça de teatro do mesmo nome, o filme se destaca principalmente pelas atuações de Viola Davis como a cantora Ma Rainey e de Chadwick Boseman, no seu último papel antes de morrer, como Levee Green. O filme aborda temas como desigualdade e racismo e está disponível na Netflix.
Bela Vingança
Com Carey Mulligan, Allison Brie, Bo Burnham e Laverne Cox, este filme autoral conta a história de Cassie, uma mulher que se vinga de abusadores em boates fingindo estar bêbada vendo até onde os homens vão. Durante o desenrolar dos fatos, porém, ela pode ter conhecido um homem que é diferente, ao mesmo tempo em que se vê enredada em uma vingança que pode lhe custar mais do que o planejado. O filme ainda não está disponível no Brasil.
Borat 2: Fita de Cinema Seguinte
Parecia impossível redimir e ao mesmo tempo melhorar o filme original de 2006, mas Sacha Baron Cohen conseguiu. Borat 2 atualiza as críticas do primeiro, sendo um filme muito relevante sem deixar de ser hilário e constrangedor. O destaque fica por conta da atriz estreante Maria Bakalova, que rouba completamente a cena como filha do repórter cazaque, tanto que ela está indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. O filme está disponível na Amazon Prime Video.
Soul
Dando prosseguimento à tradição da Pixar de fazer filmes que fazem as crianças rirem e os adultos chorarem, Soul acompanha um artista de jazz que morre logo no dia da sua grande chance. Do outro lado da vida, ele decide fazer de tudo para voltar e no processo conta com a ajuda da alma 22, um espírito que nunca foi para a Terra e que acha tudo desinteressante. O longa é o favorito ao Oscar de Melhor Animação e está disponível na Disney+.