A Redação
Goiânia - Estreia neste domingo (30/5), às 19h, o espetáculo 'Malagueta na labuta', com a participação da atriz Fernanda Pimenta, que também é palhaça e aluna do Circo Basileu França. A apresentação será on-line, com transmissão pelo canal no YouTube.
O espetáculo solo, que é uma contrapartida da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Goiânia, coloca em cena uma palhaça que abraça o espaço da comicidade e explora humor a partir de sua subjetividade feminina e feminista. As relações sociais de gênero, no que diz respeito à divisão do trabalho e de funções na sociedade, impediram e ainda impedem que mulheres alcancem determinadas posições. Com a palhaçaria não é diferente. Apenas nas últimas décadas, mulheres começaram a construir uma comicidade distinta e desatrelada do universo masculino.
'Malagueta na labuta' tem classificação indicativa de 14 anos e aborda, entre outros temas, uma reflexão acerca da violência contra mulheres e da liberdade sexual feminina. O espetáculo ainda realiza um recorte de classe, apresentando uma mulher trabalhadora, uma empregada doméstica em um dia de trabalho. Nesse dia, a palhaça Malagueta não lida apenas com vassouras e espanadores, ela ressignifica seus instrumentos, associando o trabalho doméstico à arte.
Malagueta recebe um áudio de WhatsApp de uma de suas patroas, solicitando-a para uma faxina de urgência. A cena tem início com a diarista se dirigindo a um ponto de ônibus e o que se segue retrata as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores no transporte coletivo, mais especificamente as contrariedades sofridas pelas mulheres nesse ambiente, incluindo o assédio sexual.
A diarista encontra a casa suja e revirada, típico cenário que resulta de uma festa regada a muita bebida e inicia seu trabalho. Primeiramente, há um embate com uma de suas ferramentas, o avental. Em seguida, em outras ferramentas, como os espanadores, encontra uma forma de se divertir, criando uma realidade em que testemunha o início e o trágico fim de uma relação amorosa, talvez nem tão trágico assim. Durante a limpeza, Malagueta transforma objetos do ambiente, como a moldura de um quadro e a caixa de um instrumento musical, em coisas outras, com as quais dialoga, joga e brinca de maneiras inusitadas.
Fernanda Pimenta, além de integrar o corpo discente do Basileu França, já atuou e ainda atua em vários grupos de Teatro da capital goiana, participa de espetáculos infantis e faz parte de grupos circenses, como os Coletivos “Muié do Riso” e “Pandoras”, formados apenas por mulheres. Portanto, a comicidade não é uma novidade em sua trajetória. Há alguns anos, além do trabalho com o Teatro, Fernanda tem trabalhado com palhaçaria. Já participou, como palhaça, de espetáculos com o Grupo Bastet e com a Cia. ju cata-histórias.
Em 2020, aliou o trabalho com a comicidade à pesquisa acadêmica, fazendo da palhaçaria feminina, objeto de sua pesquisa de doutorado realizada na Universidade de Brasília (UnB). Também no ano passado, em meio à pandemia, finalmente deu início à montagem do espetáculo solo, com direção de Thaise Monteiro, sua parceira de palco e de projetos, pelo seu próprio grupo, a Farândola Teatro-circo.
Serviço
Estreia do espetáculo “Malagueta na labuta”
Data: 30 de maio
Classificação: 14 anos