Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Curso é aberto a todos os músicos | 06.01.22 - 20:46
(Foto: Gabriela Perez)A Redação
Goiânia – Com vários prêmios em sua carreira, como o Independet Music Awards, Prêmio da Música Brasileira, Prêmio Profissionais da Música e mais recentemente, em 2021, e agora indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum Instrumental, o goiano Rogério Caetano ministra uma oficina de música em Goiânia nesta sexta-feira (7/01).
A oficina tem o objetivo de passar para o público (aberto a todos os instrumentistas, inclusive cantores), a aplicação da linguagem do contraponto brasileiro desde o início do século XX até hoje. É uma abordagem histórica que transita pelos aspectos fundamentais da música brasileira.
Rogério Caetano se inspirou no aprendizado que teve com Dino 7 Cordas e Raphael Rabello, para criar e desenvolver seu universo musical, e conseguiu unir essas duas escolas: o violão de aço de Dino com a performance virtuosística de Rabello. Rogério Caetano eleva o patamar do violão sete cordas para instrumento solista de uma forma muito particular. Essa singularidade de Rogério Caetano fez com que Marco Pereira o convidasse para elaborar o método de técnica e estilo, criado por ele através de suas pesquisas interpretativas durante toda sua vida musical. O método também é uma referência para músicos amadores, pois o livro acompanha um CD para quem não possui a leitura por partitura.
A maneira de pensar, tanto melodicamente como harmonicamente, aplicadas à música brasileira, unindo a vanguarda do jazz, fez com que Rogério ampliasse os horizontes em sua forma de compor, harmonizar e de enxergar a música brasileira de uma forma geral. Fica o convite para todos os músicos aprenderem essa técnica tão rica e desenhada por um artista que se destaca na nova indústria fonográfica brasileira. Rogério Caetano revoluciona o violão sete cordas e se consagra no cenário internacional.
A trajetória de Rogério Caetano teve início aos seis anos de idade em Goiânia, aprendendo cavaquinho sozinho, e aos sete anos ingressou no Lilian Centro de Música, estudando com Enéias Áquila. Mais tarde, ingressou no Estúdio Centro de Música, onde existia no mesmo espaço, o Clube do Choro de Goiânia. Aos 11 anos passa a estudar o violão sete cordas e aos 17 muda-se para Brasília. Muito envolvido com a música, seu pai, Sr. Caetano, que já gostava muito de música, passou a colecionar discos de vinil de música brasileira para que seu filho tivesse as melhores referências.
Rogério Caetano ingressou na UNB onde cursou composição, e na mesma época, formou um trio com Hamilton de Holanda e Daniel Santiago. Com este trio alcançou o sucesso e fez com que ocorresse sua mudança para o Rio de Janeiro, onde mais tarde, concluiu o Mestrado na UFRJ.
Serviço: Workshop com Rogério Caetano
Dia: 7 de janeiro, das 14h às 18h
Local: Espaço Pedacinho do Céu, Aparecida de Goiânia.
Maiores informações: 99687-8787