Pedro Peralta
Goiânia - Com décadas de tradição, a Festa em Honra ao Divino Espírito Santo de Cristalina foi reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás. A lei foi sancionada na quinta-feira (5/5) pelo governador Ronaldo Caiado e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (6).
O projeto de lei foi aprovado em segunda votação pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) em abril deste ano. A propositura, de autoria do ex-deputado Diego Sorgatto (UB), em 2019, foi apensada à proposta semelhante do Coronel Adailton (PRTB).
A Festa em Honra ao Divino Espírito Santo de Cristalina é o principal festejo do município. Com 74 edições, a iniciativa representa as andanças de Jesus Cristo e seus 12 apóstolos para evangelizar o mundo. Geralmente ocorre após as celebrações da Páscoa.
Carregando bandeiras, caixas, e a capanga, que são os símbolos do Divino Espírito Santo, e anunciados por um som característico, dez grupos de foliões saem a cavalo pelas trilhas e estradas para visitarem várias fazendas do município, visando evangelizar as pessoas da zona rural. Além do cortejo, a festa ainda conta com muita catira, um desfile dos foliões e atividades na antiga igreja da cidade.
A 75ª edição da festa será realizada entre os dias 27 de maio e 5 de julho no município de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal. Além dos eventos religiosos, a
organização oferece uma programação musical com vários shows, destaque para a música sertaneja.