Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Programação vai do dia 5 ao dia 10 | 28.06.22 - 22:21
(Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – Com um total de 88 filmes, representando 18 estados brasileiros e o Distrito Federal, ocorre de 5 a 10 de julho a 21ª edição da Goiânia Mostra Curtas, um dos mais expressivos festivais dedicados ao cinema brasileiro no formato curta-metragem.
Totalmente gratuito, a programação apresenta uma homenagem à premiada atriz, roteirista e diretora carioca Karine Teles e as seções competitivas Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Animação e Curta Mostra Goiás, além da 20ª Mostrinha, Curta Mostra Especial: Rasteiras Imaginárias, uma masterclass, debates e outras atividades formativas.
Disponibilizadas de forma online para todo o país, as atrações da 21ª Goiânia Mostra Curtas podem ser acessadas pela plataforma de streaming InnSaei.tv [https://innsaei.tv/] e pelo canal do YouTube do festival [www.youtube.com/icumam]. Informações sobre programação estão disponíveis no site oficial do evento: www.goianiamostracurtas.com.br/.
Desde 2001, a Goiânia Mostra Curtas tem cumprido o objetivo de divulgar o cinema de curta-metragem e valorizar a diversidade social, política, étnica e cultural brasileira. Ao longo desse tempo, o festival vem contribuindo para a formação, capacitação e desenvolvimento da área, tanto no Centro-Oeste, como em todo o Brasil.
"Após 20 anos de existência, o desafio da GMC é existir de maneira ativa, criativa e financeiramente viável para dar continuidade ao trabalho que colabora para o fortalecimento da cadeia produtiva audiovisual, para a visibilidade das produções brasileiras, a formação de público, a qualificação de novos profissionais, bem como para a geração de negócios, emprego e renda." diz Maria Abdalla, diretora geral e produtora da Goiânia Mostra Curtas.
Este ano, o corpo de curadores do festival foi formado pelo diretor, pesquisador e professor de audiovisual Rafael de Almeida (Curta Mostra Brasil), pelo programador, pesquisador e crítico de cinema Fábio Rodrigues Filho (Curta Mostra Goiás), pelo diretor e realizador especializado em animação Cesar Cabral (Curta Mostra Animação), pela escritora, documentarista e pesquisadora da infância Gabriela Romeu (20ª Mostrinha) e pela curadoras e programadoras de cinema Talita Arruda e Melina Bomfim (Curta Mostra Especial).
Homenagem a Karine Teles
A 21ª Goiânia Mostra Curtas presta homenagem à premiada atriz, roteirista e diretora carioca Karine Teles, consagrada em longas-metragens ("Benzinho", "Bacurau", "Que Horas Ela Volta?"), séries ("Os Últimos Dias de Gilda") e telenovelas ("Pantanal").
Considerada um dos maiores nomes do cinema nacional, responsável por alguns dos papéis mais inesquecíveis do nosso cinema, a homenagem da 21ª Goiânia Mostra Curtas é não apenas uma declaração de amor a seu trabalho de atriz, como não deixa de ser um manifesto de reconhecimento por sua autoralidade atrás das câmeras, já que seus trabalhos na direção também serão exibidos como belos exemplos do alcance desta produção completa, num singelo gesto de gratidão por seu riscado artístico.
Ela recebe homenagem na cerimônia de abertura do evento, em 5/07, às 20h00. Em seguida, às 20h30, ela participa de bate-papo, com mediação da apresentadora e diretora Simone Zuccolotto. A transmissão é pelo canal do YouTube do festival.
Um programa reunindo quatro filmes integra a homenagem e fica disponível a partir das 20h00 do mesmo dia pela plataforma InnSaei.tv [https://innsaei.tv/]. Entre eles está "Otimismo", animação dirigida por Karine Teles em 2015.
"Romance" (2021), outro curta por ela dirigido, integra a seção Curta Mostra Brasil e conta no elenco com Gilda Nomacce e Enrique Diaz.
Programação
5 de julho (terça)
20h – Abertura oficial
youtube.com/icumam
Homenagem à atriz, diretora e roteirista, Karine Teles.
Bate−papo com Karine Teles. Mediação: Simone Zuccolotto, apresentadora e diretora
21h30 – Pocket show acústico, de Francisco, El Hombre (LIVE)