A Redação
Goiânia - O livro “Os Fernandes Canedo da Fazenda Mata Burros: Sua História em Santo Antônio dos Patos”, resultado de 15 anos de pesquisas do historiador e professor Cláudio Fernando Silva, traz a história da família que se estabeleceu, a partir do século XIX, onde hoje ficam as cidades de Patos de Minas e Lagoa Formosa, no Estado de Minas Gerais. Com a trajetória da família como pano de fundo, a obra mostra o desenvolvimento econômico e político da região.
Patriarca da família, o advogado português José da Silva Canedo desembarcou no Rio de Janeiro em meados do século XVIII e seguiu para o então Arraial de Paracatu, onde constituiu numerosa família. Com o falecimento do patriarca, sua esposa Angélica e os filhos partiram para uma nova jornada rumo ao Oeste de Minas Gerais, por volta de 1798. Uma de suas filhas, Margarida Maria da Silva Canedo, é a protagonista do livro. Depois do falecimento de seu pai, ela se mudou com a família para Santo Antônio do Monte e casou-se com Francisco Fernandes Lopes, dando início aos ´Fernandes Canedo´.
Escapando de grandes adversidades, eles migraram para o Nordeste de Minas Gerais, se estabelecendo na Fazenda Mata Burros, região onde tempos depois surgiria a Vila de Santo Antônio dos Patos.
Ao contar a saga da família ao longo dos séculos, o livro narra o desenvolvimento econômico da região de Patos de Minas e Lagoa Formosa e faz um importante levantamento das primeiras fazendas da região. Entre outros acontecimentos, mostra como foram formadas as chamadas sesmarias, os conflitos e a disputa de terras, as questões políticas e religiosas envolvendo a família e o levantamento de mais 300 famílias que chegaram na região.
A publicação do livro se dá em comemoração aos 200 anos da chegada da família Fernandes Canedo à região do Paranaíba e aos 130 anos da Vila de Santo Antônio dos Patos, sendo elevada à condição de cidade.
Serviço
“Os Fernandes Canedo da Fazenda Mata Burros: Sua História em Santo Antônio dos Patos”
Autor: historiador e professor Cláudio Fernando Silva
Lançamento: 30 de julho, às 15h
Local: Rebellium Coletiva, Avenida Anhanguera, 3.177, sala 14, Setor Leste Universitário, Goiânia/GO